Os desperdícios da manutenção podem ser evitados se forem localizados e bem solucionados. Gerir o processo de maneira produtiva, além de diminuir despesas desnecessárias, pode influenciar na performance de toda a cadeia operacional da empresa.
Mas você consegue identificar quais são os principais desperdícios da manutenção? Mais importante: você quer saber como solucioná-los? Calma, nós iremos te ajudar a encontrar alguns dos principais problemas e também vamos te dar algumas dicas de como solucioná-los!
Gestão de tempo
A máxima que diz “tempo é dinheiro” não poderia estar mais certa. O tempo perdido durante a execução de alguma atividade mal planejada jamais retornará. E sim, isso afeta muito seu planejamento financeiro.
Por isso é importante buscar a otimização do tempo para evitar desperdícios na manutenção. Isso pode acontecer a partir da melhora do fator de produtividade dos executores de manutenção. Em outras palavras: diminuir o tempo gasto em outras atividades que fujam da ação que precisa ser desempenhada.
Falta de planejamento
Ligada intimamente à gestão deficiente do tempo, a falta de planejamento influencia diretamente na execução de um trabalho de qualidade e rápido. Por isso, um planejamento bem elaborado precisa levar em conta as movimentações necessárias e desnecessárias, além de como contornar possíveis imprevistos. As movimentações necessárias podem envolver:
- Idas ao almoxarifado;
- Busca por ferramentas;
- Movimentação entre oficina e ambiente para reparação.
Já as movimentações desnecessárias são aquelas onde há algum tipo de negligência no funcionamento ou dispersão. Envolve a busca de um equipamento esquecido, procura por informações fora da manutenção (como a localização de lugares) ou atendimento e gestão de solicitações que não dizem respeito à equipe.
Planejar as ações, munir os executores da manutenção com equipamento individual e completo, otimizar as rotas que serão utilizadas e contratar um aprovisionador de materiais são algumas ações que podem influenciar positivamente no trabalho e evitar desperdícios da manutenção.
Retrabalho
Apesar de fazer parte de um planejamento mal executado, o retrabalho pode ter raiz própria. Isso significa que é preciso identificar o motivo da ida e vinda de profissionais para solução de um mesmo problema.
Normalmente, o retrabalho está conectado à qualidade ineficiente da mão de obra. Pode ser influenciado por alguns fatores, tais como:
- Procedimento de manutenção inadequado;
- Alta demanda de serviços;
- Falta de qualificação de mão de obra;
Problemas que envolvem o desperdício de manutenção podem interferir financeiramente em todo o quadro produtivo da empresa. O retrabalho é um fator que contribui ainda mais na deficiência de gestão tempo, recursos operacionais e no lucro.
Solução para gestão de manutenção
Há diversos mobiles voltados para soluções de problemas que envolvem o desperdício de manutenção. O ITSS PM RUN pode ser uma ótima opção. O sistema otimiza processos e diminui o tempo perdido, melhorando assim, a gestão da manutenção. O dispositivo é capaz de simplificar o processo de gerenciamento e planejamento de manutenção, acompanhando todos os integrantes da equipe.
Além de apresentar uma análise de produtividade em tempo real, o ITSS PM RUN pode ser facilmente integrado e possibilitar um controle melhor de gastos ao identificar as principais falhas do setor, propondo, dessa maneira, soluções efetivas. Quer saber mais sobre? Clique aqui e entre em contato com nossos especialistas!
Quer continuar a ler mais sobre? Então confira: Conheça 5 maneiras de economizar com um aplicativo de manutenção