Falar sobre inovação em pleno 2023 já não é uma conversa futurista, mas sim uma realidade na qual lidamos diariamente em nossa vida pessoal e em todo o mercado, especialmente na indústria.
Como novas tecnologias surgem quase todos os dias, é fundamental ter um olhar detalhado para cada mínimo movimento, buscando formas inteligentes de impactar cada setor industrial e otimizar processos para facilitar as tarefas diárias.
Inserir sua empresa nos processos de evolução tecnológica irá transformar seus resultados e fazer com que a empresa seja mais assertiva com os recursos, mais segura para a produção, mais eficiente na manutenção e, no final das contas, mais lucrativa em todos os aspectos.
Você está preparado para evoluir seus processos industriais com o auxílio da tecnologia?
O que é inovação?
Quando se ouve falar em inovação, geralmente nossa mente projeta a algo que não existe, mas trazer esse conceito para a realidade é bem mais “simples”.
A inovação tecnológica passa, por muitas vezes, em desenvolvimento ou implementação de uma nova tecnologia para o setor específico. Não que seja necessariamente algo novo no mercado, talvez possa ser novo apenas para aquela realidade que está em processo de transformação.
Para deixar mais simples, inovação é basicamente todas as possibilidades que disponibilizam uma alternativa à metodologia já aplicada, sempre com a visão primária em trazer resolução e otimização ao ponto crítico.
Por exemplo, uma empresa que ainda realiza a gestão através de mecanismos arcaicos ou até mesmo manuais decide inserir um aplicativo para processamento de dados online terá um ganho significativo em seu desempenho e resultados. Isso é inovação!
Para a inovação ser uma realidade, a empresa deve ter acesso à ferramentas que auxiliem diretamente o acompanhamento da produtividade e para abrir os olhos para possibilidade de alteração (ou criação) de processos mais simples e inteligentes.
Todo processo de inovação tem como objetivo primário otimizar o desempenho e os resultados.
Aspectos da Inovação
Inovar é, em sua essência, gerar valor para o negócio por meio de um novo produto, processo ou serviço. Se não gerar benefícios para a empresa, a novidade até será uma invenção, mas não será inovação.
Dentro do conceito de inovação existem no mercado algumas ondas de evolução pela qual as empresas se encaixam para deliberar sobre o assunto.
- Inovação Radical – Muda o cenário de uma marca, seja do mercado ou da dinâmica empresarial;
- Inovação incremental – Adiciona novidades, seja no produto, na marca, nos métodos de produção, sem promover uma mudança muito brusca;
- Inovação disruptiva – Acompanha mais o mercado do que uma marca, é um movimento escalável, que atinge muitas pessoas ao mesmo tempo.
Em estudo realizado pelo Portal da Indústria, 92% dos brasileiros acreditam que as empresas industriais contribuem para aumentar a inovação e a evolução da tecnologia no país.
Por isso, ter uma visão acerca de tipos de inovação irá ampliar o potencial da sua indústria. Veja alguns exemplos de inovação em alta para 2023:
- Big data Analytics e a Indústria 4.0 – Todo o processo de Big Data Analytics é um dos pilares da indústria 4.0, dentro das diretrizes de composição de um ciber sistema, onde há necessidade de envio de informações para a mineração de dados, aprendizado das máquinas e framework de resultados;
- Manufatura Aditiva – Trata-se de um método de produção que permite o desenvolvimento de produtos em um curto espaço de tempo através da impressão 3D, sem depender de moldes. É uma tecnologia que tem revolucionado a indústria, pois gera, de maneira eficiente, economia e rapidez;
- A Internet das Coisas (IoT) – É uma descrição sobre a rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, software e outras tecnologias e tem como principal objetivo conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos podem variar desde objetos domésticos do dia a dia a ferramentas industriais avançadas.
Indústria 4.0
A indústria atual não se comporta mais como se comportava décadas atrás. A Indústria 4.0 tem acelerado a inserção da tecnologia como um dos principais pilares de crescimento de produtividade e assegurando processos mais seguros, fidedignos e acessíveis para a gestão estratégica de alto nível.
Caracterizada por uma tendência de produção 100% automatizada, com sistemas ciberfísicos, e iniciada em meados de 2010 a partir de um projeto de digitalização de manufatura do governo alemão, a revolução digital da quarta fase da Revolução Industrial apresenta impactos, velocidades e alcances superiores a qualquer tempo e espaço, se comparados às outras fases anteriores.
Com neurotecnologia, nanotecnologia, biotecnologia, a utilização de inteligência artificial, internet das coisas, big data, machine learning, robótica, computação avançada, drogas, impressoras 3D e sistema de nuvens, por exemplo, esta fase é o resultado do aprimoramento constante dos instrumentos, métodos e técnicas tecnológicas ao longo de toda a história.
Conclusão
Ao citarmos inovação é importante entender que isso irá te conduzir para um movimento de mudança de cultura, rotina e resultados. Tudo isso vem para transformar os rumos de uma empresa.
Grandes negócios fracassaram devido a falta de acompanhamento às tendências tecnologias e visão de futuro, por isso, invista hoje em tecnologia!