Os indicadores de manutenção industrial são ferramentas gerenciais que mostram em números o desempenho detalhado da área de manutenção de uma empresa.
Essas métricas ajudam os gestores da área a compreenderem de fato todo o seu funcionamento e também oferecem suporte para a tomada de decisões focadas em melhoria da produtividade e qualidade das atividades desenvolvidas.
Continue a leitura e conheça os principais indicadores de manutenção industrial que podem ser implementados na rotina da indústria.
Conheça os principais indicadores de manutenção
MTBF
O MTBF (Mean Time Between Failures) é um dos indicadores de manutenção mais importantes, pois indica o tempo médio em que uma máquina funciona sem apresentar falhas.
Para chegar a esse número, é preciso dividir o número total de horas de funcionamento adequado de uma máquina pelo número de falhas que exigiram a parada do equipamento para reparos.
A partir dessa métrica, é possível verificar o nível de confiabilidade da máquina e se preparar estruturalmente para as interrupções no processo de produção. O melhor dos cenários é manter elevado o resultado obtido no cálculo.
MTTR
Outro indicador que merece destaque é o MTTR (Mean Time To Repair) que é utilizado para obter o tempo médio que a equipe de manutenção gasta para reparar uma máquina com problema. Sendo assim, é feita a divisão do tempo total direcionado à realização de reparos, pelo total de manutenções empreendidas.
Ao identificar esse número, o gestor pode analisar a capacidade da área, criando mecanismos para aumentar a produtividade e eficiência das manutenções corretivas.
Backlog
O Backlog também figura como um dos principais indicadores de manutenção industrial. Isso porque ele mede o tempo necessário para a finalização das tarefas pendentes.
O cálculo dessa métrica é mais complexo. A soma da produtividade do funcionário por hora em relação às ordens de serviço (OS) planejadas, pendentes, programadas e executadas deve ser dividida pelo tempo total disponível para a realização das tarefas.
Com esse indicador, a demanda de trabalho é compreendida, com o intuito de verificar se está de acordo ou se é preciso adequações.
MP
Um plano de manutenção preventiva é essencial na indústria e o MP é o indicador que tem como objetivo analisar se este plano está sendo cumprido corretamente.
A métrica é gerada em percentual e obtida por meio da seguinte conta: total de ações de manutenção preventiva divido pelo número de atividades do tipo planejadas, ao final, multiplica-se por 100.
MPD
O cumprimento de manutenções preditivas pode ser acompanhado pela métrica MPD. Para calcular esse indicador, é necessário dividir o total de ações pelas tarefas dispostas no plano.
Por ser apresentado em porcentagem, o resultado desse cálculo deve ser multiplicado por 100, ao final.
Distribuição dos indicadores de manutenção por tipo
Esse indicador permite verificar qual o peso que cada tipo de manutenção tem no total de ações realizadas na empresa. Estão inseridas nessa métrica as tarefas preventivas, preditivas, corretivas planejadas ou não planejadas, etc. Deste modo, é possível notar se o número de manutenções planejadas está abaixo do esperado, por exemplo, e a partir disso, tomar medidas para reverter a situação.
A utilização de indicadores de manutenção industrial fornece base para uma gestão mais eficiente e assertiva. Para reforçar ainda mais essa estrutura, é imperativo contar com um software direcionado exatamente para a área.
Um programa para gestão de manutenção industrial viabiliza o controle dos indicadores e operações no geral, otimizando tempo e custo da produção.