fbpx

Porque o processo de automatização da indústria é inevitável? E como soluções SAP podem contribuir com isso?

Há algum tempo muito tem se falado sobre o processo de automatização da indústria. No entanto, muitas empresas resistiram a essa ideia até que não puderam mais “escolher” entre automatizar ou não. Uma pandemia afetou a todo o mundo e mais do que nunca a transformação digital se fez necessária.

Se antes o cenário indicava resistência e até mesmo o despreparo para lidar com esse momento de transformação na indústria, agora o que vemos é uma total mudança de comportamento.

Durante a pandemia e o período de isolamento social, muitas empresas e indústrias tiveram que se adaptar a um novo formato de trabalho, o remoto. Muitas dificuldades estão sendo enfrentadas nesse período, mas aqueles que mais sofrem são os que não haviam pensado em colocar a transformação digital em prática no seu negócio.

Com certeza as equipes que já estão habituadas com alguns processos automatizados, estão lidando muito melhor com esse período.

Mas afinal, porque a automatização é inevitável?

O momento em que vivemos mostrou a muitos líderes que é preciso inovar e buscar se atualizar. Serviu também para derrubar barreiras que muitos tinham com relação ao tema.

Agora, todos buscam na tecnologia um amparo para se reerguer e voltar a ter espaço no mercado. E essa é apenas uma das razões que explicam porque não é possível parar o processo de automação industrial.

Motivos para que a automação se torne inevitável

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é automatizacao-aqui-1024x576.jpg

Como já comentamos, a tecnologia tem sido buscada como porta de saída para a crise e isso ocorre por inúmeros motivos. Nosso especialista no mundo das vendas e também da tecnologia, Thiago Lisboa nos explicou que “Grande parte disso, dessa automação é por conta das skills executadas por humanos estarem mudando um pouco. Então, atividades que são repetitivas e que não demandam raciocínio, a máquina é muito melhor que o ser humano para executá-las.”

Além dessa “destreza” no desempenho de determinada tarefas, o uso da automação traz uma série de outros benefícios. Confira alguns deles:

Economia

Sim, a automatização de processos gera economia. Atividades repetitivas, que geralmente exigem considerável dedicação, poderão ser realizadas por máquinas e softwares inteligentes.

Isso gerará economia com equipes mais enxutas e que poderão agir de forma mais estratégica.

Maior produtividade

Com a automação e o auxílio da robotização é possível que os processos repetitivos sejam executadas com maior velocidade e claro, isso interfere diretamente na produtividade de qualquer indústria.

Mesmo fora do âmbito industrial, quando se tem a automatização como parte do processo, ganha-se agilidade na execução de determinadas tarefas, o que também afeta a produtividade do negócio.

Segurança

Essa questão é muito forte, principalmente no ambiente industrial, uma vez que a ocorrência de acidentes de trabalho é frequente. Com máquinas executando algumas dessas atividades, o risco para os humanos cai consideravelmente.

Ainda mais quando se trata de ambientes que oferecem riscos ao colaborador, como por exemplo em locais aonde se fica exposto à temperaturas extremas, ou a substâncias químicas nocivas.

Competitividade de mercado

Todos os pontos que citamos anteriormente interferem diretamente no faturamento e na forma como essas empresas são vistas. Com maior capacidade de produção, maior produtividade e aumento nos lucros, qualquer negócio se torna muito mais competitivo frente ao mercado.

Já que como mencionou Thiago Lisboa, “a máquina consegue executar em menos tempo, com menos dinheiro e de forma mais escalável que o ser humano.” Aliás, essa afirmativa assusta muitas pessoas que pensam que as máquinas tomarão os trabalhos dos humanos.

No entanto, é importante frisar que haverá uma transformação na forma como trabalhamos. De fato, as máquinas estarão mais presentes em nosso dia a dia e os humanos também não estarão fora do mercado, só que atuarão de maneira mais estratégica e criativa.

Mas afinal, o que a SAP tem a ver com esse processo?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é automatizacao-capa-1.jpg

Absolutamente tudo a ver! Como você deve saber, o ERP SAP é um dos mais populares no mundo e isso ocorre por um bom motivo, os benefícios que a ferramenta oferece.

Quando se utiliza a SAP é possível adquirir softwares/apps que se integram a plataforma e é aqui que está o “pulo do gato”, muitas dessas soluções oferecem a possibilidade de automatização de processos.

Quais processos? Uma infinidade deles! Como a SAP trabalha com módulos que vão desde a manutenção até a área da contabilidade e por conta disso é possível contratar soluções de todas essas áreas.

Aqui na ITSS, por exemplo, nosso portfólio conta com algumas soluções. É possível automatizar a entrada de notas fiscais e gestão de documentos (com o ITSS UP); realizar a gestão de pátio e de commodities e até automatizar alguns processos da manutenção (abertura de notas e ordens, por exemplo).

E por esse motivo a SAP pode ser uma grande parceira nesse processo de automatização. Mas suponhamos que você não encontre uma ferramenta que atenda a sua necessidade, o que fazer?

Nesse caso, você poderia buscar o serviço de uma fábrica de software, dessa forma seria possível desenvolver uma ferramenta que automatize x processo. Tudo, de acordo com a sua necessidade.

Quer entender mais sobre como a SAP pode levar a transformação digital e a automação para o seu negócio? Então confira: Quais as principais vantagens de um software SAP?