Vivemos um momento em que a velocidade do desenvolvimento tecnológico atinge patamares sem precedentes. Uma série de inovações tecnológicas são produzidas e popularizadas com uma frequência impressionante. A chamada Indústria 4.0 se torna cada dia mais real e próxima de nossa realidade.
Estamos na chamada Era Digital, em que a conectividade, a automação e o ciberespaço ocupam um lugar cada vez mais preponderante na sociedade contemporânea.
É praticamente impossível dissociar os mecanismos digitais, tecnológicos e informacionais da atividade empresarial e industrial, bem como, do cotidiano dos indivíduos no âmbito particular ou doméstico. Ou seja, as diversas instâncias da vida humana estão intimamente associadas aos elementos tecnológicos e digitais.
Uma das marcas dessa atual conjuntura é o advento e a consolidação da chamada Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, que tem influenciado intensamente o mundo empresarial e industrial.
O que é Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial?
A expressão Indústria 4.0 foi cunhada na Alemanha, sendo exposta pela primeira vez na feira Hannover Messe, no ano de 2011.
A Indústria 4.0 objetiva trabalha com a simbiose entre o mundo digital, físico e biológico. Através de diversos mecanismos tecnológicos é possível construir cenários altamente eficientes no campo da indústria, por exemplo.
Na Quarta Revolução Industrial temos “fábricas inteligentes” e conectadas. Operações são executadas a partir de artifícios digitais e a otimização da produção chega a níveis absolutamente impressionantes.
Alguns mecanismos são elementos fundamentais da Indústria 4.0. Dentre eles destacamos:
- Internet das Coisas, a conexão de objetos físicos à internet;
- Inteligência Artificial, simulacros das faculdades humanas em elemento tecnológicos;
- Sistemas ciber-físicos, articulação entre o mundo digital e o mundo físico;
- Big Data;
- Impressão 3D, também conhecida como manufatura ativa.
De acordo com o site citisystems, a Quarta Revolução Industrial também possui alguns princípios imprescindíveis:
- Operação em tempo real;
- Modularidade, a possibilidade de produzir respeitando a demanda do momento;
- Descentralização, por meio dos sistemas ciber-físico;
- Orientação de serviços, através de softwares;
- Virtualização.
Para não perder espaço, as empresas precisam acompanhar a Quarta Revolução Industria
O movimento imposto pela Quarta Revolução Industrial é um caminho sem volta. Há um rumo muito claro na Indústria 4.0 e as empresas, dos mais variados ramos, necessitam estar preparadas para essa realidade.
Essa nova revolução na indústria traz profundos impactos para empresas de diversos setores, bem como, para o mundo do trabalho. Afinal, o cenário da Indústria 4.0 exige profissionais cada vez mais capacitados e antenados com essas novas tendências.
Para acompanhar a nova realidade global, as empresas precisam investir pesado em ferramentas tecnológicas e digitais, como softwares e mecanismos de conexão, por exemplo.
É preciso estar sempre atento às constantes inovações que surgem no mercado, buscando as melhores alternativas para otimizar diversos segmentos do negócio, desde a produção à gestão de recursos humanos e o controle financeiro.
É importante frisar que empresas de pequeno, médio e grande porte podem e devem investir em ferramentas tecnológicas. Acompanhar o movimento da Indústria 4.0 na Era Digital é absolutamente imprescindível para o mundo corporativo. E por isso, é fundamental entender muito bem o atual momento para aproveitar as oportunidades.
Quer entender o que muda na manutenção dentro da indústria 4.0? Confira aqui!