Com certeza você deve ter ouvido falar sobre o caso cervejaria mineira, em que bebidas irregulares causaram a contaminação de 29 pessoas e levou a óbito outras 7. A investigação que vem desde o início do ano concluiu que as cervejas estavam contaminadas com dietilenoglicol e indiciou 11 funcionários, que seriam os responsáveis pela checagem e manutenção desses materiais.
Mas afinal, como essa substância altamente tóxica foi parar dentro da cerveja? Ao que tudo indica, o vazamento foi causado por um problema de solda em um dos tanques da cervejaria. Então sim, uma boa manutenção talvez evitasse esse fim trágico.
Monoetilenoglicol ou dietilenoglicol ?
Durante as investigações, muito se falou sobre a empresa ser sabotada, a própria alegou que na verdade estava comprando o monoetilenoglicol, mas que na verdade os fornecedores estavam entregando o dietilenoglicol.
No entanto, de acordo com o delegado Flávio Grossi responsável pelo caso, isso não faz diferença pois ambas as substâncias são tóxicas.
O que se concluiu foi que a empresa não estava seguindo as recomendações dos fabricantes já que nenhuma das duas substâncias eram recomendadas.
Como a manutenção evitaria tudo isso?
O que levou a contaminação de tantas pessoas foi o vazamento em um dos galões da cervejaria. No entanto, esse não era o único dentro de toda a empresa. Outros vazamentos foram encontrados na fábrica, o que poderia contaminar inclusive os funcionários do local.
De acordo com o delegado, durante as investigações dietilenoglicol comprada só crescia ao longo do tempo. Ou seja, os vazamentos eram intensos, mas ao invés de solucionar o problema, os envolvidos preferiram apenas ignorá-lo.
Este vídeo publicado pelo G1 Minas Gerais, ilustra alguns dos vazamentos encontrados.
Ao todo 11 pessoas foram indiciadas, entre eles está o chefe da manutenção que responderá por por homicídio culposo, lesão culposa e, em virtude de suas responsabilidades, contaminação de produto alimentício culposa.
Afinal de contas, todo o material que entra na fábrica e na cadeia de produção deveria ter sido inspecionado, assim como os equipamentos.
Além do chefe da manutenção, outros 6 responsáveis técnicos foram indiciados pelos mesmos crimes. No entanto, na modalidade dolosa no caso de contaminação de produto alimentício (quando se assume o risco de matar).
Outros três administradores foram indiciados pois além de não verificarem a contaminação das bebidas antes que as mesmas chegasse ao consumidor final, eles demoraram para retirar o produto das prateleiras.
Manutenção é assunto sério
A manutenção, como já mencionamos aqui, é um dos departamentos mais importantes de uma fábrica. Afinal de contas, é ela que garante que a produção se escoe da melhor forma possível.
Uma boa manutenção evita acidentes internos e externos, como nesse caso de contaminação. Garante o rendimento da equipe e também a eficácia e segurança de todos os equipamentos envolvidos na cadeia produtiva.
Quer entender melhor sobre a área e como evitar que problemas assim não se repitam? Então confira: 10 ferramentas para otimizar a gestão da manutenção industrial