A indústria está cada dia mais moderna e é preciso buscar ferramentas que garantam a agilidade e produtividade em toda a empresa, inclusive na manutenção. É por isso que um app de manutenção pode ser a escolha certa para reduzir custos e aumentar os ganhos! Tudo isso, garantido o melhor desempenho e produtividade da equipe de manutentores.
Nós já mencionamos no último texto, sobre uma das empresas que contratou nossa solução para área manutenção e teve um retorno incrível. Caso você não saiba do que estamos falando, acesse a primeira parte do texto aqui: Indústria 4.0: a ascensão de uma nova era industrial no Brasil.
Mesmo sem imaginar que o impacto positivo seria tão grande, os gestores da fábrica de cimento já tinham um planejamento de manutenção em mãos. Ou seja, não foi um tiro no escuro. Eles sabiam quais eram as necessidades e como a solução contratada, no caso o app mobile ITSS PM RUN, da ITSS Tecnologia, poderia resolvê-las.
A diminuição do tempo de resposta das solicitações corretivas foi outra consequência da utilização da ferramenta. E isso também ajudou a diminuir o período de indisponibilidade dos ativos.
Esse case nos mostra que uma empresa sem um núcleo estratégico de manutenção não conseguirá organizar as tarefas nem manualmente e nem com um aplicativo.
Esse núcleo estratégico é chamado de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) e aborda os diferentes tipos de manutenção que ocorrem na fábrica.
Um aplicativo de manutenção industrial pode abrir as portas para a Indústria 4.0
Fazer parte da Indústria 4.0 não é algo barato e não acontece da noite para o dia. De qualquer forma, você precisa começar de algum lugar.
Antes mesmo de pensar em comprar máquinas modernas e investir em tecnologias de última geração, você pode concentrar seus esforços em ações mais simples. Informatizar e automatizar as operações, por exemplo.
Nenhum aplicativo faz milagres
Nenhum app faz milagres e nem vai resolver os problemas de uma fábrica como em um passe de mágica. E tem mais: a transição é trabalhosa.
Migrar as informações de toda a empresa, armazenadas em planilhas do Excel ou escritas à mão para um banco de dados de um ERP como o SAP ou TOTVS, não é algo fácil. De qualquer forma, uma hora isso terá que ser feito.
O que é um software de manutenção industrial
Um software de manutenção industrial é uma ferramenta digital que possibilita a gestão de ativos da linha de produção de uma fábrica. Com ele, é possível cadastrar informações sobre manutenções corretivas, programar manutenções preventivas, gerar relatórios e até acompanhar o status de cada componente das máquinas que estão em funcionamento. Ações preditivas e prescritivas também estão entre suas finalidades.
O principal objetivo de um aplicativo de manutenção industrial é aumentar a disponibilidade dos ativos. Consequentemente, a linha de produção sofre menos paradas para reparos e a produtividade da fábrica aumenta.
Os aplicativos mais recentes são hospedados na nuvem e funcionam como SaaS (Software as a Service). Isso proporciona maior escalabilidade e reduz o custo de aquisição.
O funcionamento de um software de manutenção industrial
Para termos um exemplo do funcionamento, podemos imaginar abordagens em empresas com e sem sistemas informatizados de gestão.
Quando o processo é analógico, os técnicos acabam fazendo vários deslocamentos para checar ordens de serviços e peças em estoque. E ainda correm o risco de não encontrarem o que buscam. Além disso, é preciso escrever todas as informações, o que toma bastante tempo e pode desanimar alguns funcionários a detalharem a situação.
Quando o processo é digital, com o auxílio de um programa, as informações sobre a máquina e históricos de manutenções são consultados previamente em um banco de dados. Além disso, é possível checar com antecedência se as peças de reposição estão disponíveis no estoque. Na hora da inspeção, o técnico poderá tirar fotos ou produzir vídeos para anexar aos seus relatórios, tornando-os mais detalhados. Posteriormente essa consulta será disponibilizada no sistema.
Essa é apenas uma das várias possibilidades.
Os aplicativos atuais são bastante intuitivos e sua curva de aprendizagem é curta. Eles são bem parecidos com outros apps de gestão pagos ou gratuitos.
Na prática, depois que o software é alimentado com as informações disponíveis sobre máquinas e equipamentos e as programações de manutenções são feitas, os técnicos passam a receber avisos e ordens de serviço quando um reparo deve ser realizado. Sem surpresas desagradáveis, as equipes podem manter a linha de produção em funcionamento, reduzindo as paradas.
Como as peças de reposição também são cadastradas no software de manutenção industrial, ele avisa se há componentes disponíveis para o reparo que deve ser executado em breve. Dessa forma, caso alguma peça esteja em falta, o sistema solicita sua aquisição.
No caso das manutenções preditivas, o software pode fornecer, em tempo real, status dos ativos, desde que os dispositivos possam receber informações enviadas por sensores instalados nas máquinas.
Onde mora o perigo
Se a sua empresa não possui um software ou app de manutenção industrial, a gestão é feita no papel ou no Excel. Você pode achar que é uma vantagem, já que não tem que pagar pela contratação de um sistema informatizado e nem pela capacitação de mão-de-obra, mas é aí que mora o perigo.
Em síntese, o problema é que isso não oferece nenhuma vantagem competitiva para o seu negócio. Enquanto todo o universo está informatizando suas operações, indo para a nuvem e investindo em automação, seus funcionários estão em campo com pranchetas e planilhas. Chega a ser vergonhoso.
Além disso, registrar todas as informações relacionadas a uma ação torna-se algo terrivelmente maçante para os técnicos. Se houve alguma complicação ou se algum detalhamento precisa ser feito em uma tarefa simples como a substituição de uma peça, há chances de que isso não seja informado em um formulário de papel. Os motivos podem ser preguiça, falta de espaço ou de tempo, entre outros.
Por último, mas não menos importante, precisamos lembrar que esses métodos não são confiáveis, do ponto de vista da segurança da informação, e nem eficazes, do ponto de vista da gestão.
Você seria capaz de pegar uma pasta, com centenas de folhas e, em alguns minutos, compreender qual é a situação da planta ou da linha de montagem de uma indústria? Conseguiria ter uma visão global após navegar pelas planilhas de Excel disponíveis? Certamente, não.
Escreveu, não leu…
Acredite: na maioria das fábricas brasileiras, a gestão da manutenção ainda é feita com lápis e papel.
Agora, imagine como deve ser consultar esse material depois que ele está passando de mão em mão, no chão de fábrica (por mais limpa que seja), depois de um ano. Leve em consideração a maravilhosa caligrafia dos seus colegas de trabalho e pense também no tempo que você vai gastar para localizar uma informação no meio de tantas outras, enquanto torce para que a folha não tenha sido levada por alguém.
Sem contar que, extrair métricas e indicadores desse material é uma tarefa pra lá de sofrida. Ou seja, caso fosse necessária uma rápida análise da situação da área e do desempenho da equipe, você demoraria dias ou até semanas para chegar a algum resultado e como dizem, tempo é dinheiro! E nesse caso, você estaria perdendo todo ele.
Por isso investir em um aplicativo pode ser tão impactante para sua empresa e talvez até tenha um papel determinante em seu progresso rumo à indústria 4.0. Quer entender melhor sobre? Então não deixe de conferir: Indústria 4.0: a ascensão de uma nova era industrial no Brasil.