O que é backlog de manutenção?

Para quem atua na área de manutenção, é fundamental conhecer as métricas referentes a este segmento. Por exemplo, você sabe o que é o backlog de manutenção e qual a importância desse dado para a área?

A seguir, apresentaremos o conceito e algumas outras informações sobre o tema, para que você garanta os melhores resultados do seu time de manutenção. Então, vamos começar pela pergunta mais importante.

O que é Backlog?

Para começar, é importante saber do que se trata o Backlog da manutenção. O termo se refere a uma métrica da manutenção que dará um overview aos responsável sobre a quantidade de trabalhos de manutenção pendentes para um determinado período de tempo.

Para simplificar, alguns especialistas da área citam que o Backlog é, na prática, a lista de pedidos que faltam ser concretizados e que precisam ser feitos até um determinado prazo.

Ao mesmo tempo, o conceito também pode representar o tempo necessário para que uma pessoa (ou equipe) atenda a uma série de demandas.

Por que é importante?

Agora que você já conhece o conceito, fica mais fácil entender por que ele é importante. Dentro de uma indústria, é fundamental ter um planejamento bem definido das atividades e do tempo para realização delas.

Se a área da manutenção consegue calcular o tempo para realizar determinados serviços, isso pode causar atrasos no PCM. Como também pode sobrecarregar a equipe. Por isso, realizar o acompanhamento dessa métrica é tão importante.

Além disso, ao contabilizar a quantidade de trabalho em um determinado período, a empresa pode fazer comparação com o passar do tempo. Dessa forma, será possível entender se há algum período em que o trabalho é maior ou menor. E será possível encontrar quais as variantes que afetam a produtividade do time.

Isso permite uma organização melhor da manutenção. Será possível determinar o momento adequado para eventuais mudanças, contratações, períodos de férias e por ai vai.

Em tempos nos quais os dados são tão relevantes, saber usar o Backlog da manutenção é um diferencial para a área de manutenção.

Como é feito o cálculo e valor ideal

Como trata-se de um logaritmo, é necessário usar uma fórmula para calculá-lo. Neste caso, a divisão é a seguinte:

Primeiramente, deve-se pegar as ordens de manutenção e somar todas as horas usadas para estes processos. Em seguida, esse número, divide-se pelas horas trabalhadas pela equipe de manutenção, considerando todos os funcionários envolvidos.

Em um exemplo numérico: consideremos que são cinquenta ordens, cada uma levando duas horas. Isso cria um total de 100 na fórmula.

Sendo quatro funcionários, que trabalham oito horas, isso gera 32 horas trabalhadas. Dividindo os 100 por 32, teremos o valor do Backlog da manutenção. Neste caso, 3,125.

O valor ideal do Backlog, que indica um funcionamento perfeito da área de manutenção, é 1. Assim, tem-se o cenário no qual cada funcionário trabalha as horas certas para cumprir as funções exatas, sem excesso ou falta de nenhum dos lados. Isso criaria a ideia de que a dimensão da equipe e do trabalho realizado é a certa, sem necessidade de custos extras e também garantindo que o valor dispendido atualmente está acima ou abaixo do correto.

Esses são, portanto, alguns conceitos relacionados à ideia de Backlog da manutenção. Quem atua nesta área deve se preocupar em conhecer este assunto, para se tornar um profissional ainda melhor.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
[contact-form-7 id="2676"]

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Indústria 4.0

O ITSS PM RUN é uma solução de controle de manutenção que otimiza a execução
de suas atividades de Manutenção, auxiliando aos gestores a possuírem maior
controle e produtividade de suas equipes de manutenção.

uma empresa do

Goiânia: 62 3434.0991