Manutenção Estratégica: Chega de dar ctrl+c e ctrl+v no seu plano de manutenção, seja estratégico!

Cuidar das máquinas é parte essencial para o trabalho de empresas e indústrias que dependem do pleno funcionamento delas para que as ações possam ser bem feitas. Para que tudo corra bem, é essencial o chamado plano de manutenção.

É necessário criar uma estratégia para que os equipamentos sejam potencializados, com a diminuição de erros, facilidade no diagnóstico de falhas, entre outras vantagens que farão com que cada máquina se mantenha em perfeito estado, evitando:

  • Gastos desnecessários;
  • Acidentes de trabalho;
  • Perda de produção;
  • Etc.

Um erro muito comum em relação ao plano de manutenção é copiar modelos prontos. Mesmo que a empresa tenha equipamentos iguais, muitas vezes, o trabalho de reparação e manutenção é diferente.

Isso porque cada máquina tem suas particularidades, é usada de uma forma, muitas vezes, por profissionais diferentes, ou realizando funções díspares.

Pontos a serem considerados no plano de manutenção

Portanto, um bom plano de manutenção passa justamente por criar uma estratégia correta, fugindo da cópia ou da preguiça de formular um mesmo modelo para máquinas semelhantes. E quais pontos precisam ser considerados neste processo?

São vários, mas aqui citaremos alguns deles para exemplificar e mostrar como a criação de um plano de manutenção é indispensável.

Primeiro, a questão de carga horária. Parece óbvio, mas se a empresa cria um modelo copiado não fica claro para os profissionais responsáveis pela manutenção a necessidade de fazer diferente.

O fato é que, muitas vezes, o tempo de ação de um equipamento é maior do que o de outro. Ou seja, suas peças têm um maior desgaste, por conta do maior período em atividade. Isso precisa constar, detalhadamente, em um plano de manutenção, para que os diagnósticos sejam mais precisos.

Outro fator é o ambiente e a exposição a diferentes fatores externos. Ao colocar uma máquina em um espaço que recebe um determinado número de pessoas, no qual há exposição a umidade, a pó, enquanto outra, exatamente igual, ficará em um local totalmente fechado, com pouco acesso, higienizado de forma diferente, entre outras diferenças, o plano de manutenção precisará apontar isso. Logo, máquinas iguais precisam de reparos diferentes.

Manutenibilidade

Ainda pode-se considerar a chamada manutenibilidade. Este conceito diz respeito à facilidade, ou não, para que os especialistas realizem a manutenção de uma máquina. Ou seja, mesmo que sejam iguais, dois equipamentos podem ter graus de dificuldade maiores para ser revisados.

Os motivos para que a manutenibilidade seja maior ou menor variam, seja por questão de tempo de uso, local de instalação e etc. Mas o fato é que isso também precisa estar em um plano de manutenção bem elaborado.

Quando se copia e cola um mesmo procedimento, muitas vezes o maquinário não recebe a manutenção adequada e isso causa problemas no desempenho da mesma.

O que fica claro é que um dos piores erros a serem cometidos é criar modelos copiados, apenas pelo fato de a máquina em um local ser igual à outra. Analisar cada caso pode parecer exagero ou perda de tempo, mas não é.

A manutenção é um aspecto fundamental para o correto funcionamento das indústrias. Por isso, criar um plano claro e detalhado, levando em consideração o contexto de cada bem da empresa, é fundamental.

Quer saber entender quais são os pontos cruciais de análise do seu plano de manutencão? Então confira: Principais indicadores da manutenção industrial

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
[contact-form-7 id="2676"]

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Indústria 4.0

O ITSS PM RUN é uma solução de controle de manutenção que otimiza a execução
de suas atividades de Manutenção, auxiliando aos gestores a possuírem maior
controle e produtividade de suas equipes de manutenção.

uma empresa do

Goiânia: 62 3434.0991