A comunicação interna é importante em todo e qualquer ambiente de trabalho. No entanto, a comunicação interna no ambiente industrial é ainda mais urgente, já que nesse caso ela também envolve a segurança dos colaboradores e claro, o andamento dos mais diversos projetos dentro da empresa.
É de extrema importância ter uma comunicação clara e direta com toda a empresa. Afinal, isso interfere em tudo o que feito ou deixa de ser feito. Os ruídos de comunicação também são famosos por causarem atrasos de projetos e gargalos na linha de produção.
Em uma pesquisa realizada na cidade de Jacinto Machado em uma empresa do ramo alimentício, concluiu-se que apenas 22% dos colaboradores compreendiam as informações repassadas à eles por completo. Outros 52% entendiam parcialmente. Isso diz muito sobre a efetividade da comunicação.
O intuito não é apenas transmitir algo, fazer com que determinada informação chegue a todos. O objetivo é que essa mensagem seja entregue e compreendida. Apenas dessa forma é possível ter uma comunicação efetiva.
Perigos da Incomunicação no Ambiente Industrial
O ambiente industrial é um pouco mais complexo quando o assunto é segurança do trabalho. Afinal, uma parte dos colaboradores estão diretamente envolvidos com o maquinário grande e pesado e muitas vezes em ambientes extremos. Há nesse caso uma preocupação a mais com as normas e equipamentos de proteção.
Aqui a comunicação toma um papel urgente que está diretamente ligada à segurança da equipe. É preciso ser o mais claro possível para que todos compreendam quais são as instruções de uso de cada maquinário e também sobre quais são os equipamentos e como utilizá-los de forma correta.
No entanto, há ainda outras preocupações, como por exemplo o alinhamento entre as diversas áreas da empresa. Por mais que as funções sejam completamente diferente uma das outras, é crucial que todos trabalhem por um mesmo objetivo. E isso só será possível se todos souberem e compreenderem o que é esse objetivo.
Do que adianta a área comercial mudar processos e investir em treinamento para favorecer uma cultura mais moderna na empresa se o mesmo não tem sido feito nas demais áreas? É de extrema importância que todos estejam alinhados em um único propósito.
Imagine como os colaboradores reagiriam se descobrissem dessa informação de forma indireta? Provavelmente a rádio corredor funcionaria avidamente durante dias e dias. E isso também afetaria no desempenho do time, na produtividade e claro, na satisfação dos mesmos. Percebe como um pequeno desalinhamento pode afetar a empresa de maneira desproporcional?
Por isso é tão importante pensar na comunicação interna e criar ações afim de promover melhorias constantes.
Benefícios de uma boa comunicação interna
Uma empresa que se comunica bem com seus colaboradores, consegue também se conectar à eles. Isso torna o ambiente de trabalho muito mais agradável e amistoso. Ou seja, as pesquisas de clima com certeza apresentarão bons resultados.
A produtividade é outro ponto positivo em uma empresa que comunica de forma efetiva. Isso porque todos os times da empresa irão trabalhar em prol de um único objetivo.
Não haverá tempo e nem motivo para que a rádio corredor seja acionada. Dessa forma, o foco no que realmente importa se torna mais claro e é perseguido por todos.
E de forma indireta isso também irá melhorar a imagem da empresa. Afinal, diante de um cenário tão positivo, com certeza o que não irão faltar serão depoimentos dos próprios colaboradores sobre o negócio.
Como tornar a comunicação mais efetiva?
Agora que você já entendeu a importância da comunicação para o meio industrial, deve estar em busca de formas de melhorá-la, certo? E felizmente nós temos algumas dicas para te ajudar!
#1 – Conheça seu público
É importante que você seja detalhista nessa primeira etapa. Para uma comunicação efetiva, a mensagem primeiramente precisa chegar ao seu interlocutor. Por isso, tente compreender quais ferramentas de comunicação são mais utilizadas, quais a empresa poderia utilizar?
Além do meio que melhor funciona para o seu público, é importante compreender também qual a linguagem utilizar. Nesse caso, não estamos falando de idioma, mas sim da forma como você irá falar.
Lembra que o fato mais importante é que a mensagem seja compreendida? Por isso é importante entender de que forma seu público se comunica. Quais jargões ele utiliza? Quais ele desconhece completamente?
Com essas informações, sua comunicação já irá melhorar relativamente.
#2 – Já ouviu falar sobre o omnichannel?
A estratégia omnichannel se dá através da utilização de vários canais para comunicar com seu público e melhorar sua experiência. É mais simples utilizar apenas um meio de contato, mas será que é mais efetivo? Em muitos casos, não.
Por isso, muitas empresas optam por esse estratégia multicanais. Você pode utilizar o e-mail marketing, a TV corporativa e ainda os murais. Por mais que o mural pareça totalmente antiquado em tempos de TV 8K, o que importa mesmo é se funciona para o seu público.
Se você tem um time que tem dificuldades para utilizar a internet, por exemplo, talvez o mural seja a melhor opção para chegar até eles. Tudo depende do seu público e de como ele se comunica. É importante que a empresa busque se adequar à essas necessidades.
#3 – Colha feedbacks
Os colaboradores irão notar que algo está diferente e com certeza irão comentar sobre. Esteja atento à todos esses feedbacks. Saia e converse com pessoas esporádicas e tente observar se as informações repassadas foram compreendidas ou não.
E claro, perceba se as informações chegaram ou não a todos. Isso também dirá se os meios que você escolheu realmente fazem sentido para a empresa.
#4 Tenha a tecnologia como aliada
A tecnologia tem propiciado melhorias nas áreas mais diversas possíveis. E com a comunicação não poderia ser diferente. Há no mercado uma variedade de soluções voltadas para a melhoria da comunicação e da conexão com seus colaboradores, um exemplo que podemos citar é o ITSS Me.
Através da solução é possível manter uma linha de contato direto com seus colaboradores. E eles estarão a apenas um clique de distância do RH. Por ser uma ferramenta mobile acaba sendo uma opção muito assertiva, afinal, todos estão com seus celulares e a todo momento.
Por isso, pode ser mais fácil e mais rápido estabelecer esse contato com seus colaboradores. Mas além dessa, há uma infinidade de outras tecnologias que podem apoiar sua comunicação interna. O próprio WhatsApp é prova disso. Quantos grupos de trabalho você não tem ai?
Infelizmente, muitas vezes o excesso faz a ferramenta parecer uma vilã. Quando na verdade, tem facilitado o dia a dia de todas as empresas. Mas, principalmente daquelas que estão operando em home office. No entanto, isso já é assunto para um outro artigo.
Quer continuar a ler mais sobre o tema? Então sugerimos que confira: Comunicação Interna – Exemplo de 8 ações para torná-la mais efetiva