Gestão de ativos: entenda porque a confiabilidade é tão importante

Para manter as atividades fluindo adequadamente, uma produção contínua e garantir a produtividade de todos os colaboradores, é preciso que seja feita uma gestão de ativos de qualidade. Com foco nos bons resultados para a organização. Para entender melhor como essa gestão é realizada e seu impacto na indústria, continue com a gente!

O que é Gestão de Ativos?

Vamos nos referir, nesse artigo, aos bens tangíveis, ativos que fazem parte da estrutura física de uma indústria. Dessa forma, os ativos são os bens que compõem o valor de um negócio, que possuem valor ou que produza valor para o negócio. Mas ativos também podem ser os bens intangíveis de uma organização.

Como exemplo de ativos podemos destacar equipamentos do setor de produção e de TI, documentações e contratações, ferramentas e matéria-prima, entre outros. E o processo de gestão desses ativos compreende um planejamento que direciona ações desde o momento em que ele é adquirido, até a sua utilização final.

Sendo assim, de acordo com a Norma ISO 55000, fazem parte da gestão de ativos, a abordagem, planejamento e planos implementados de forma coordenada de uma indústria, para que se possa gerar valor a um ativo. Para que esse valor seja atingido, é preciso que haja um equilíbrio entre:

  • Custos;
  • Riscos;
  • Oportunidades;
  • Benefícios do desempenho.

Qual a importância de realizar a gestão

gestão de ativos frame

A gestão de ativos é uma estratégia indispensável no planejamento de uma indústria. Isso porque é preciso que os objetivos sejam definidos, assim como os indicadores-chave de desempenho dos ativos, para que seja feita a definição de valor como um todo. Entre os benefícios de uma gestão de ativos otimizada, estão:

  • Gestão efetiva da geração de valor, gestão de risco e responsabilidades;
  • Subsídio para tomada de decisão estratégica de investimento em ativos;
  • Melhores saídas de produção;
  • Diminuição de custos de capital e de manutenção;
  • Maior segurança das pessoas e processos;
  • Aumento da disponibilidade do ativo;
  • Melhoria da reputação da organização e da sua posição no mercado.

Qual a relação da gestão de ativos e da manutenção?

Como dissemos, os ativos de uma indústria são caracterizados pelos bens e objetos tangíveis e intangíveis que são controlados pela organização. A gestão de ativos é responsável pela produção de valor desses bens, controlando todo o seu ciclo de vida até a etapa final, o descarte. Por meio dela, você pode garantir a segurança tanto de colaboradores, quanto de clientes, validar o funcionamento e produtividade das equipes e dos sistemas.

Por isso, com uma boa gestão de ativos, a indústria pode padronizar a qualidade, investindo em ações preventivas, e não corretivas. Essa gestão contribui diretamente para a otimização dos resultados, melhora do desempenho dos equipamentos e aumento da satisfação dos colaboradores e clientes. Isso porque a gestão de ativos e da manutenção traz inúmeros benefícios para a indústria, como:

  • reduz as queixas e a perda da confiança dos consumidores em seu produto ou serviço;
  • aumento da qualidade dos produtos;
  • controle de prazo de qualidade;
  • evita a diminuição da produtividade;
  • redução dos custos de reparos e manutenção de equipamentos;
  • reduz os índices de acidentes de trabalho.

Para realizar essa gestão de ativos e manutenção de forma adequada, é necessário que seja feita uma avaliação dos indicadores atuais e o histórico de manutenção dos sistemas.

Por isso, é vital que seja feito um acompanhamento de tudo que já foi realizado para implementar uma gestão de qualidade de forma estratégica. Essa análise também deve conter os seguintes pontos:

  • avaliação do estado de todos os seus ativos;
  • elaboração de uma matriz de criticidade para cada um, pensando em ações preventivas;
  • desenvolvimento de um programa de manutenção preventiva;
  • documentação das ações realizadas;
  • programação dos serviços de forma automática;
  • criação de uma base de dados dos ativos para acompanhamento;
  • investimento e implementação de ferramentas de qualidade, processo e gestão.

Para que uma empresa possa se estabelecer com segurança no segmento em que atua é necessário ter boas estratégias e um plano de ação eficiente. A gestão de ativos é uma excelente alternativa para aplicar boas práticas dentro da sua empresa obtendo resultados positivos e satisfatórios.

Porque investir na gestão de ativos?

Com a alta competitividade nos diversos setores do mercado globalizado, o objetivo e o foco de muitas empresas estão direcionadas para o aumento de produtividade e para a redução de custos. E para que isso seja possível, muitos empreendedores investem em uma boa gestão de ativos, gerando valor, conceito e autoridade para o seu negócio.

A gestão de ativos contribui gerando um retorno de capital investido e extraindo todas as possibilidades de crescimento da empresa no mercado em que atende. Assim, o balanceamento de valores e custos, a mensuração de oportunidades para novos negócios e os riscos sobre os investimentos são algumas das ações que devem ser planejadas e controladas com esse propósito de gerar valor.

Podemos definir que uma gestão eficiente é aquela que se propõe a organizar uma empresa de forma que ela possa atender todos os requisitos técnicos necessários para o desempenho de suas atividades de forma legítima e em conformidade com as políticas de segurança.

Resultados positivos de uma gestão eficiente

Quando uma gestão de ativos é estruturada de maneira correta, os resultados são positivos e satisfatórios. Assim, alguns resultados observados nesse processo de gestão são:

  • Redução de custos e desperdícios de produtividade;
  • Prevenção de riscos e melhor controle sobre as atividades;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização de atividades com a adequação de maquinários e ferramentas para as funções desempenhadas;

Para que esses resultados sejam alcançados, é necessária uma organização mais precisa e é essencial que os gestores conheçam o real valor do empreendimento. E para auxiliar nesse processo, a tecnologia nos permite sistemas de integração de setores, capazes de gerar informações detalhadas e mais precisas sobre os próximos passos rumo ao sucesso do seu negócio.

O sistema automatizado oferece as melhores soluções para os diferentes segmentos de mercado e permite aumentar a receita da sua empresa através de um custo benefício no qual vale a pena investir.

Quer entender melhor sobre? Então não perca nosso próximo evento que irá abordar o seguinte tema “Manutenção e Gestão de Ativos: os caminhos para a Era 4.0“. Para se inscrever basta clicar aqui, aproveite pois o evento é 100% gratuito!

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
[contact-form-7 id="2676"]

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Indústria 4.0

O ITSS PM RUN é uma solução de controle de manutenção que otimiza a execução
de suas atividades de Manutenção, auxiliando aos gestores a possuírem maior
controle e produtividade de suas equipes de manutenção.

uma empresa do

Goiânia: 62 3434.0991