O setor agroindustrial também necessita de práticas que irão realizar a gestão da manutenção de seus ativos a fim de alcançar bons resultados. Para isso, é fundamental a aplicação do gerenciamento de forma eficaz e a criação de relatórios para verificar o desempenho.
Estas são apenas algumas medidas que precisam ser tomadas para garantir que a empresa alcance os seus objetivos e um nível de competência.
Dessa maneira, neste artigo será possível avaliar o que é a gestão da manutenção, a sua relevância para o setor da agroindústria e quais as tendência para esse mercado.
O que é gestão da manutenção
O gerenciamento da manutenção nada mais é que uma prática comum a todas as áreas que envolve procedimentos estratégicos. Ou seja, são práticas que visam o aprimoramento contínuo, através da fiscalização e controle dos maquinários relacionados à produção.
De maneira que, dificulte a quebra de equipamentos, falhas ou paralisações de produção, assim como, dificulta o investimento em métodos de manutenção ineficazes.
Através da utilização de um sistema de gerenciamento, muitos dados são relacionados para criar análises que irão ser fundamentais para reconhecer, classificar e propor atividades de aperfeiçoamento por meio de metodologias que explorem problemas e encontre soluções para tais situações.
Processos de gerenciamento da manutenção
Deve-se estar atento a todas as áreas da empresa que desempenham papéis imprescindíveis ao funcionamento das atividades. Cada colaborador possui competências que podem ser reveladas através de incentivos e lideranças.
Uma vez que estas singularidades são identificadas, é possível direcionar estes aspectos aos locais corretos para que desenvolvam o colaborador, a equipe e a empresa.
Áreas dos processos de manutenção
- Processos de gestão;
- Gerenciamento das mudanças;
- Gerenciamento das habilidades
Processos da gestão
Podem ser definidos como os procedimentos que proporcionam o desenvolvimento de uma estruturação para o funcionamento da manutenção. Através de um gerenciamento eficiente que consegue identificar e solucionar as necessidades do setor.
Tendo seu principal ponto nas decisões determinadas que são essenciais para a gestão de processos, princípios e uma equipe capaz de modificar a manutenção.
Além de, sempre relacionar os desafios e as metas para que todos tenham consciência e conquistem os objetivos projetados.
Gerenciamento das mudanças
Ao longo que alterações são realizadas é fundamental considerar, acompanhar e solucionar prováveis desvios assim que possível. Dessa maneira, os colaboradores estarão cada vez mais aptos a compreender as mudanças e perpetuar melhorias constantes.
Desse modo, a gestão das mudanças deve ser fiscalizada e reparada ao sinal de qualquer incoerência. Uma vez que todo o desempenho dos processos depende diretamente da forma como são acompanhados.
Gerenciamento das habilidades
Após se estabelecer e analisar as qualidades e capacidades destinadas a cada função, as companhias estabelecem a definição do cargo. Sendo essencial para futuras admissões e normas de desenvolvimento.
Outra técnica é o investimento em treinamentos de capacitação, devendo ser usada a matriz de competências para elaborar seus resultados.
Dessa maneira, é possível classificar habilidades que irão ser um diferencial durante o desenvolvimento do processo e possuir meios para conseguir fazer essa identificação é indispensável para um bom funcionamento da manutenção.
Importância da gestão da manutenção
A gestão da manutenção garante um padrão de qualidade, ou seja, se durante sua fabricação a máquina quebrou ou apontou defeitos não será possível que todos os produtos seguintes sejam produzidos no mesmo nível de satisfação do que quando o equipamento estava operando perfeitamente.
Este cenário acaba influenciando em outras situações, como a suspensão de fabricação ou procedimentos que poderiam estar funcionando normalmente se a manutenção tivesse sido realizada anteriormente.
Dessa maneira, podemos encontrar algumas empresas que acreditam que a produção precisa ser desempenhada de qualquer maneira para garantir os rendimentos. No entanto, não realizar manutenções pode afetar diretamente o desempenho das fabricações.
Consequentemente, as vendas diminuem e a incidência de reclamações dos clientes aumenta, simplesmente pela falta de interromper o processo para a troca de uma peça ou uma limpeza necessária.
Além de que, a falta dessa gestão pode impactar em perdas maiores, como a paralisação da produção por um dia inteiro, o detrimento da matéria prima ou o detrimento do equipamento. Assim como, afeta a equipe que devido a insistência para dar continuidade ao uso das máquinas, acaba
por ignorar medidas de segurança e arriscar sua vida.
Novidades para o mercado
Ao realizar a otimização dos processos e aumentar a capacidade do setor de produção, a companhia assegura espaço no mercado. Por outro lado, ao insistir em soluções defasadas pode ocorrer da sua empresa perder lugar perante a concorrência.
Diante disso, iremos apresentar duas tendências deste setor para garantir a evolução da sua empresa.
Gestão da performance de ativos
Uma das tendências para a área é o Asset Performance Management (APM), em português conhecido como o sistema de gerenciamento de desempenho de ativos.
Esse tem como objetivo aprimorar a credibilidade e liberdade dos ativos, através de pesquisas e operações estratégicas.
Para isso, o gerenciamento de performance usa o acompanhamento das situações dos equipamentos e a administração de integridade de ativos, juntamente das informações e a inclusão dos setores operacionais para ter um olhar abrangente da fabricação, desempenho e qualidade de mercadorias.
Dessa forma, garante-se o desempenho ideal das estruturas e indústria, além de, aperfeiçoar o gerenciamento de ativos e da produção.
Integração e conectividade
Com o desenvolvimento das tecnologias da indústria 4.0 a integração entre as máquinas relacionadas com a conectividade já é uma possibilidade, por exemplo, procedimentos padrões de análise, em que o próprio equipamento pode solicitar reparos.
Por meio da elaboração de fatores, pode-se ajustar a responsabilidade dos equipamentos de solicitarem alterações, sem que seja necessário a interferência humana para realizar conferências e permitindo mais agilidade no processo.
Tal como, permite o aumento da produtividade, uma vez que será menos necessário designar diferentes colaboradores para checarem ou avaliarem as máquinas. Através da auto verificação, os gestores podem solicitar apenas aos responsáveis por tais serviços que se desloquem e efetivem o conserto do equipamento.
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