Responsável pelo desempenho e produtividade no setor industrial, o Planejamento e Controle da Manutenção, ou PCM, consiste num campo estratégico integrado à gestão de manutenção.
Esse plano de manutenção promove o controle e a gestão de todos os aspectos pertinentes à capacidade de produção e à organização da equipe nesse setor, contemplando:
- Mão de obra;
- Tempo;
- Recursos financeiros.
Dessa forma, o PCM prevê diversos benefícios à performance da operação, influenciando diretamente nos resultados da empresa, conforme veremos a seguir. Então, entenda por que o PCM é tão importante para a manutenção do seu negócio.
Mais segurança
Um dos fatores de maior preocupação na indústria é o alto índice de acidentes causados por erros mecânicos ou operacionais. E um bom plano de manutenção é capaz de evitar, na maioria das vezes, essas ocorrências e imprevistos.
Vale ressaltar que, nesse contexto, entram as devidas certificações e normas regulamentadoras, pertinentes à segurança, saúde e meio ambiente no trabalho.
Maior produtividade
O plano de manutenção prevê os reparos periódicos e investimentos necessários, com base em dados registrados em um cronograma. Dessa forma é possível reduzir significativamente a exigência de manutenções não programadas.
Seguindo esse cronograma é possível evitar paralisações por falhas mecânicas. O que consequentemente influencia na perda da força de trabalho ou produtividade, dos prazos de entrega, dentre outros prejuízos.
Além disso, o PCM propõe a identificação dos problemas mais comuns nas operações. E tem como o objetivo criar ações preventivas ou formas de resolvê-los o mais rápido possível, como mais uma prática que contribui para o aumento da produtividade.
Redução de despesas
Uma das principais vantagens do PCM é poder contar com o planejamento de recursos, ou seja, um orçamento de custos, a partir de uma previsão de gastos com peças de reposição, materiais e produtos que serão utilizados nas manutenções programadas.
Então, esse plano exige um acompanhamento sobre a condição das máquinas, o tempo de produção e o tipo de manutenção que deve ser feita em cada uma delas.
Assim, é possível traçar um cenário favorável à otimização de recursos, sem perder a qualidade das manutenções realizadas, evitando retrabalhos, desperdícios ou o uso indevido de materiais.
Qualidade e reputação
Além de garantir o bom funcionamento de todo o maquinário, aumentando a sua vida útil, o plano de manutenção tem o propósito de garantir uma performance de qualidade nas suas operações, o que reflete diretamente na confiabilidade e reputação da empresa.
Basta imaginar o impacto que uma grande rede de fast food sofreria ao pausar suas atividades por falha em equipamento, ou se fosse interrompido o fornecimento de água ou energia pelo mesmo motivo. A repercussão pode ser devastadora para qualquer negócio.
Organização da equipe
Plano de manutenção prevê a criação das instruções de serviço, que são os processos a serem feitos pela equipe de manutenção, com uma descrição detalhada de cada etapa. Isso faz com que cada colaborador conheça suas atribuições técnicas, estando devidamente preparado para cumprir o seu papel de forma eficiente.
Além disso, quando não ocorrem mais as paralisações nas máquinas e equipamentos, a produtividade da equipe aumenta. Isso porque os funcionários não ficam mais ociosos com as interrupções repentinas e imprevistos.
Quer saber mais sobre? Então confira: Chega de dar ctrl+c e ctrl+v no seu plano de manutenção, seja estratégico!