Está em dúvida se deve ou não adquirir um aplicativo de manutenção para sua empresa? Nós vamos te ajudar a acabar com essas incertezas. Além de otimizar o processo de gestão da sua manutenção, essa ferramenta também gera economia.
Aqui abordamos 5 maneiras de economizar utilizando um software de manutenção. Confira!
1. Desenvolva o plano de manutenção e o acompanhe através do aplicativo
Uma forma de economizar tempo e, portanto, dinheiro, é desenvolvendo um processo de manutenção, com a ajuda do software de manutenção. Toda operação ou processo de uma empresa exige uma metodologia de trabalho, para que seja desenvolvida com eficiência e produtividade.
O aplicativo de manutenção pode lhe ajudar nesse sentido, uma vez que conta com recursos e funções capazes de otimizar o desenvolvimento de um processo de manutenção.
2. Agende as manutenções e as distribua através do aplicativo e manutenção
Com o aplicativo de manutenção, é possível distribuir as tarefas da manutenção para os seus responsáveis. Dessa maneira, você lembra os responsáveis e, assim garante que todas as atividades sejam desenvolvidas, como se espera.
Isso evita o famoso esquecimento e claro, contribui para que a equipe siga o planejamento. Com todas as ordens em dias, dificilmente a indústria enfrentará grandes problemas com as máquinas.
3. Eduque o quadro de colaboradores de sua empresa
É comum ocorrer em uma empresa o ajuste de uma máquina ou processo por um colaborador que não é devidamente qualificado. É um hábito que pode causar sérios prejuízos a sua empresa já que aquela pessoa não tem total conhecimento sobre o maquinário e a forma correta de manipulá-lo.
No entanto, com um aplicativo de manutenção, é possível usá-lo estrategicamente para educar os colaboradores de sua empresa. Como? A ordem de serviço aparece apenas para o responsável por cumprir essa tarefa.
4. Otimização do plano de manutenção
Com o aplicativo de manutenção, você conseguirá ter acesso aos indicadores de performance da manutenção em tempo real. Com esses dados, o PCM consegue acompanhar o desempenho da equipe e do maquinário da empresa.
Isso possibilita que melhorias no PCM ocorram a todo momento. Com isso, o desempenho da equipe e a obtenção de resultados melhoram significativamente. E quanto melhor o desempenho da equipe, melhor a produtividade e melhor são os ganhos.
5. Prevenir é melhor que remediar
A manutenção preventiva é a melhor forma para evitar prejuízos, como por exemplo, a inoperação de uma máquina. O ideal, na verdade, é constituir um planejamento de manutenção preventiva em relação a cada máquina ou equipamento, com o objetivo de garantir que a empresa siga economizando.
E como te dissemos, o aplicativo possibilita que você realize essas tarefas preventivamente.
Gostou dessas dicas? Então você também vai gostar dessa: 10 ferramentas para otimizar a gestão da manutenção industrial