Como reduzir custos na manutenção industrial

A chave para evitar desperdícios e maximizar os lucros de uma indústria é investir em uma rotina de manutenção dos equipamentos. Quando gerenciada adequadamente, a manutenção industrial também ajuda as empresas a reduzir custos operacionais.

Muitas pessoas pensam que a manutenção se limita às máquinas. Vale ressaltar que esse processo também inclui outros reparos necessários para manter um bom ambiente de trabalho para seus funcionários e clientes.

Quer entender melhor como funciona a manutenção industrial, além de conhecer sua evolução ao longo do tempo e como as tecnologias da indústria 4.0 trouxeram um melhor desempenho para a área? Continue a leitura:

 

 

Como funciona a manutenção industrial?

Então, a manutenção é uma ferramenta que uma indústria utiliza para garantir que sua cadeia produtiva continue funcionando de forma adequada ou de acordo com as expectativas esperadas.

Isso para que sua equipe de produção não seja surpreendida com erros inesperados que podem não apenas comprometer a qualidade dos produtos, como também gerar atraso na entrega. Consequentemente, é um problema que pode deixar o cliente insatisfeito.

Portanto, a manutenção industrial funciona garantindo que a cadeia produtiva de uma indústria funcione adequadamente para atingir seus objetivos de forma rápida e conforme o pretendido.

Outro ponto pouco conhecido da manutenção industrial é que ela deve ser aplicada a todas as áreas de uma organização, não apenas aos equipamentos, como muitos gestores acreditam.

Por exemplo, é um importante aliado para a segurança do trabalho e melhoria da qualidade de vida dos funcionários. Afinal, acidentes de trabalho podem ser evitados quando as máquinas estão funcionando corretamente.

Além disso, quando estão funcionando normalmente, os funcionários não ficam estressados ou sob pressão, o que sem dúvida melhora sua qualidade de vida.

 

Tipos de manutenção e objetivos

Notadamente, na manutenção industrial, podem ser encontrados três tipos de manutenção. Observe:

 

  • Manutenção corretiva: Como o próprio nome sugere, está focado em corrigir os problemas apresentados por uma máquina industrial.
  • Manutenção preventiva: O foco principal desse tipo de manutenção é o planejamento antecipado da manutenção do equipamento ou máquina. Nesse caso, a equipe de manutenção agenda uma parada com antecedência para que os reparos necessários possam ser realizados antes que a falha ocorra.
  • Manutenção preditiva: É focada na análise rotineira dos componentes ou ferramentas utilizadas por uma indústria É por meio dessa inspeção diária que a equipe consegue identificar quais componentes ou ferramentas necessitam ser trocados.

 

Evolução histórica da manutenção industrial

A manutenção industrial para chegar ao que é hoje passou por uma longa evolução ao longo de sua existência.

Basicamente, a história evolutiva da manutenção industrial é dividida em quatro etapas:

 

  • Primeira evolução: remonta a 1914 quando a manutenção não era importante e era considerada secundária no processo de produção. Nessa época, a indústria não tinha uma equipe de manutenção dedicada e a organização estava sempre tentando obter o máximo rendimento da máquina até que ela falhasse ou parasse completamente.
  • Segunda evolução: devido à Segunda Guerra Mundial, houve a necessidade de aumentar a velocidade da produção de soluções, indicando assim uma crescente demanda por oferta. Diante disso, as indústrias passaram a se importar mais com a manutenção dos seus equipamentos e criaram um departamento de manutenção que não só corrigia as falhas, como também as evitava.
  • Terceira evolução: a partir de 1940, com o desenvolvimento da aviação, houve maior preocupação com relação à manutenção preventiva. Esta fase é considerada superimportante para a evolução da área porque focou na importância de se investir em uma manutenção de maior qualidade para as máquinas operassem com a máxima eficiência.
  • Quarta evolução: de 1970 até os dias atuais, com o desenvolvimento da indústria e dos computadores, assim como de softwares poderosos, houve uma melhoria significativa das operações ligadas à manutenção industrial. A área de manutenção industrial passou a usar as tecnologias da indústria 4.0 para melhorar seu desempenho e alcançar resultados melhores.

Manutenção tradicional e indústria 4.0

A Indústria 4.0 é um movimento que vem revolucionando a forma como as organizações administram seus processos, como a manutenção tradicional, que é composta pelos três tipos já destacados: preventiva, corretiva e preditiva.

As tecnologias dessa revolução estão cada vez mais integradas ao pensamento estratégico das indústrias. Algumas que podemos destacar são: inteligência artificial, IoT e computação em nuvem, e softwares de gestão como o ITSS PM RUN, que pode ser implementado em uma companhia através do módulo SAP PM — é o módulo que permite à sua indústria gerir de forma eficiente sua área de manutenção.

Por exemplo, a computação em nuvem permite que os gerentes industriais monitorem remotamente o desempenho do chão de fábrica. Com essa tecnologia, ele pode consultar dados de qualquer lugar e tomar decisões confiáveis e no momento certo.

 

O ITSS PM RN é a solução certa para sua indústria

O ITSS PM RUN é um software de manutenção que possui diversos recursos que otimizam as atividades dessa área, garantindo que a indústria opere com a máxima eficiência e capacidade e reduza custos.

Alguns dos recursos que podemos encontrar nesta solução são:

 

  • Lista de ordens de manutenção: permite ao gestor do setor de manutenção industrial organizar melhor os chamados de manutenção, pois permite a ele visualizar as ordens e sequenciá-las para que as execuções sejam atendidas dentro do prazo. É uma ação que evita que a máquina pare por falta de manutenção preventiva ou corretiva dentro do tempo adequado;
  • Acompanhamento da área de manutenção: as ordens de manutenção podem ser acompanhadas por meio de painéis com gráficos que apresentam os dados de forma estratégica e podem otimizar o processo de tomada de decisão;
  • Integração com SAP: possibilita a Integração e monitoramento interno com SAP PM das ordens de manutenção.

Implementar o ITSS PM RUN em sua indústria pode garantir a ela diversas vantagens, como:

 

  • Aumento da produtividade da equipe
  • Melhoria do tempo médio de reparo das máquinas;
  • Confiabilidade em relação aos dados utilizados para executar as manutenções;
  • Redução de custos.

O ITSS PM RUN é um software de gerenciamento completo que pode ajudar sua indústria a se tornar mais eficiente e produtiva.

Também ajuda a reduzir os custos operacionais, pois se concentra em garantir que os gerentes reparem as máquinas no momento certo para evitar não apenas a parada do setor produtivo da empresa, mas perdas maiores, como comprar novas máquinas porque as antigas estão sem funcionar devido à falta de manutenção.

Quer conhecer melhor o ITSS PM RUN? Acesse nosso site agora mesmo!

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
[contact-form-7 id="2676"]

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Indústria 4.0

O ITSS PM RUN é uma solução de controle de manutenção que otimiza a execução
de suas atividades de Manutenção, auxiliando aos gestores a possuírem maior
controle e produtividade de suas equipes de manutenção.

uma empresa do

Goiânia: 62 3434.0991