fbpx

Como o monitoramento dos dados afeta o desempenho da manutenção?

O sistema de manutenção é uma atividade constante no segmento industrial e de fabricação. Para que esse sistema seja eficiente, é necessário acompanhar os resultados obtidos nas operações da empresa e ter a determinação dos indicadores de desempenho da manutenção. Estes que são essenciais para definir o andamento da produtividade e suas operações nos diversos setores industriais. Confira neste artigo, como o monitoramento dos dados da fábrica pode ajudar a melhorar o desempenho da manutenção.

Indicadores de manutenção

Os indicadores do desempenho da manutenção são recursos utilizados pelo processo de gerenciamento de indústrias. Esses indicadores, também conhecidos como KPIs, permitem monitorar os resultados e o desempenho do campo fabril com maior eficiência, promovendo assim, ações efetivas. Com a utilização das informações geradas pelo sistema de desempenho da manutenção e seus indicadores, é possível mensurar a efetividade dos trabalhos e prever as melhorias necessárias para os departamentos da indústria.

Importância do monitoramento de dados

O monitoramento de dados e informações indica a maneira como o trabalho se desenvolve dentro dos setores empresariais. A partir desses dados é possível visualizar melhor o desempenho do campo fabril. Confira agora algumas das vertentes que podem ser analisadas:
  • Melhorias no processo de distribuição de tarefas, com processos de manutenção bem definidos (corretiva, preventiva ou preditiva) para otimizar as atividade nos seus respectivos setores;
  • Acompanhar o departamento de estoque e monitorar a qualidade dos produtos utilizados, assim como conhecimento dos seus prazos de validade e condicionamento de estoque;
  • O melhor treinamento e a capacitação adequada dos seus funcionários para um desempenho de maior qualidade nas suas atividades de trabalho;
  • Os resultados das operações por meio de valores numéricos que possibilitam as melhorias nas tomadas de decisões importantes para produtividade da fábrica.
Esses dados e informações, quando monitorados de forma efetiva, apresentam as transformações necessárias na fábrica. Como mencionamos, com esses dados é possível tomar decisões para diminuir os custos da área e otimizar o tempo de fabricação, garantindo também maior produtividade.

Como monitorar os dados da fábrica

Com o uso da tecnologia no sistema de fabricação é possível adequar os processos e operações realizadas dentro da indústria. Atualmente, muitas empresas utilizam softwares de controle da manutenção e há também aplicativos específicos para isso, que garantem muito mais mobilidade e agilidade no processo de produção. Porque utilizar um software de manutenção industrial? A aplicação do monitoramento de qualidade se desenvolve com a análise dos insumos disponíveis para os processos de fabricação e com a definição dos objetivos e metas a serem alcançadas. Além disso, o processo de monitoramento dos dados da fábrica permite maior precisão dos resultados. Então, se você utiliza uma boa ferramenta de controle da manutenção não precisará se preocupar com a duplicação de dados, com dados incorretos ou com previsões incertas. Sua fábrica terá o melhor desempenho da manutenção garantido, desde que você utilize os dados à seu favor!

Como funcionam na prática?

Sabe todas as ordens de serviço que são produzidas diariamente pelos seus manutentores? Esses documentos contem informações de extrema importância para definir os KPIs da manutenção. Com um aplicativo de manutenção, por exemplo, cada atividade dos manutentores é registrada em tempo real. E é isso que possibilita que os dados sejam atualizados constantemente. E não pense que para isso é preciso ter acesso a internet, a maioria dos aplicativos funciona também offline. Dessa forma, assim que o aparelho se conecta à rede, os dados são atualizados no sistema da empresa. Tudo isso, sem que seja preciso andar por todo campo fabril com folhas e mais folhas e claro, ninguém vai precisar gastar horas e horas preenchendo planilhas. Com o uso dos recursos adequados, o monitoramento de dados da sua fábrica geram resultados significativos em toda sua empresa e garantem o pleno desempenho da manutenção. Aposte no sucesso da sua fábrica e inove com sistemas de monitoramento mais eficientes! Quer saber mais sobre? Então não deixe de conferir: Entenda como a manutenção impacta na vida útil do maquinário