A manutenção industrial é o que mantém o funcionamento do ciclo operacional de uma empresa. No entanto, com o fluxo diário é possível que seu conjunto de ações apresente falhas sem um bom planejamento.
É nesse sentido que as metodologias ágeis podem ser úteis. Isso porque elas são estratégias criadas pelo setor tecnológico com o foco principal de otimizar a gestão de projetos, de modo que sejam mais ágeis e eficientes.
Por isso, saiba quais são os princípios dessa abordagem e entenda como é possível implementá-los no dia a dia da manutenção industrial.
Quais são os princípios das metodologias ágeis?
As metodologias ágeis se baseiam em aspectos importantes como: rapidez, comunicação, eficiência e flexibilidade. Dessa forma, é um conjunto de ações e ferramentas focadas nas entregas em menor escala e com mais agilidade. Ou seja, o objetivo é o de otimizar a produtividade com a divisão das entregas em menores partes. Isso possibilita o melhor funcionamento do projeto a cada entrega realizada.
Nesse sentido, o Kanban e o Scrum são os principais exemplos da utilização desses princípios para a organização de etapas do processo operacional de um projeto.
O Kanban, por exemplo, utiliza um sistema de cartões coloridos para especificar as etapas e tarefas do projeto. Já o Scrum, divide os projetos em ciclos e forma equipes com integrantes direcionados para cada etapa.
Como implementar as metodologias ágeis na manutenção industrial?
A filosofia das metodologias ágeis é indicada para projetos que lidam com riscos e imprevisibilidade. Assim como na manutenção industrial, onde é preciso manter as condições dos meios de operação com estratégia e eficiência.
Para sua implantação, considere os seguintes aspectos:
Planejamento
É fato que um bom planejamento é importante para toda ação dentro de um setor, principalmente na manutenção industrial, cujas ações podem estabelecer a vida útil dos meios operacionais.
Portanto, para essa etapa é preciso considerar todos os processos operários e equipamentos utilizados. Inclusive aqueles que envolvem a prevenção de possíveis aparições de problemas em seu funcionamento.
Esclareça objetivos e método
É possível escolher um método para implantar a filosofia das metodologias ágeis, como o Kanban e o Scrum que podem ser fortes aliados na otimização dos processos de manutenção.
Após isso, é muito importante que seus objetivos estejam esclarecidos e que a equipe de manutenção entenda sua importância para a melhor capacitação produtiva das operações.
Organize a equipe
Outro fato importante é justamente saber organizar a equipe, de modo que cada integrante seja direcionado de acordo com sua qualificação.
Além disso, a equipe precisa estar alinhada aos objetivos propostos, às suas funções e atentos à colaboração participativa, uma vez que a interação entre os pares é um fator importante para a comunicação.
Dê suporte
Por falar nela, a comunicação é um aspecto importante para as metodologias ágeis, portanto, é necessário construir um ambiente em que haja esse tipo de suporte interno entre o time e a liderança.
Um modo de fazer com que isso funcione é por meio das reuniões periódicas, pois permite que haja interação e alinhamento necessário durante toda a execução do projeto, o que possibilita que todos estejam bem informados.
Busque apoio na tecnologia
Por fim, as metodologias ágeis foram criadas por um grupo de programadores, então é possível compreender que a tecnologia contribui para a sua aplicação tanto na manutenção industrial, como em outros setores.
Ou seja, vale a pena buscar o apoio de softwares de gestão de manutenção, por exemplo, que podem facilitar no planejamento e acompanhamento de todo o processo de operação das etapas até o objetivo final.
Leia mais sobre como a tecnologia pode apoiar sua equipe de manutenção em: 7 vantagens em um aplicativo de manutenção industrial