A Manutenção Industrial é um dos pilares no processo produtivo nas fábricas. Ela possui processos que visam a verificação e garantia da vida útil dos equipamentos industriais por mais tempo, atuando com ênfase principalmente na área preventiva, preditiva e corretiva.
Todas as linhas são partes fundamentais para o pleno funcionamento e garantia de máxima produtividade dentro do ambiente da indústria. Isso traz maior assertividade nos direcionamentos estratégicos e, dessa forma, faz com que os investimentos sejam potencializados.
Ter uma manutenção que transforma resultados e aumenta a performance da indústria de maneira adequada faz com que os resultados sejam expressivos e apoie na gestão financeira da organização.
A evolução da indústria passa diretamente pela evolução da manutenção, com processos que otimizam e automação que acelera a produção.
E da mesma forma, as equipes de manutenção também passaram por mudanças radicais e necessidade de qualificação para acompanhar toda a revolução industrial.
No passado exigia-se um bom reparo, de maneira confiável e rápida, mas hoje é muito mais importante que o profissional da manutenção evite as falhas do que apenas saiba como lidar com elas. E a projeção desse cenário é uma equipe focada em evitar falhas, mas também preocupada com a melhor performance de cada máquina envolvida no processo produtivo.
Sendo assim, sabemos que a equipe de manutenção tem um papel primordial em todo o processo de crescimento e desenvolvimento na empresa.
Como gerenciar uma equipe de manutenção industrial?
Uma maneira de reduzir custos estrategicamente é a criação e acompanhamento de processos de desenvolvimento profissional da equipe, mas se você faz parte de uma equipe de manutenção sabe muito bem os principais desafios de liderar nesse ambiente.
Sabendo da importância de cada pessoa no processo de manutenção, é fundamental que o Gestor deixe claro a cada membro da equipe que seu papel é de suma importância e que compreender bem suas responsabilidades e funções dentro do time trará resultados.
E como potencializar o capital humano da manutenção industrial?
O primeiro passo (e um dos mais eficientes) para a melhoria e desenvolvimento da sua equipe sem sombra de dúvidas é a capacitação dos funcionários através de cursos e treinamentos frequentes.
A indústria 4.0 tem evoluído de maneira acelerada no Brasil e ter sua equipe sempre alinhada com as melhores práticas do mercado faz com que o time esteja sempre um passo à frente.
Por isso, fique atento as esses três pontos abaixo:
-
- É fundamental que haja o desenvolvimento de pessoas para lidar com as novas tecnologias, pois quem irá lidar com os desafios na manutenção será sua equipe;
-
- Operar adequadamente os processos modernizados para que haja mais produtividade, entender cada máquina, tirar o máximo proveito de cada equipamento e fiscalizar os procedimentos de segurança para evitar acidentes de trabalho;
-
- Alinhar regras e normas de convivência dentro do ambiente de trabalho para evitar comportamentos inadequados e promovendo a prática dos bons costumes, garantindo um bom ambiente de trabalho.
As dicas citadas acima são para que, através do treinamento e desenvolvimento, sua equipe possa se desenvolver de maneira mais rápida e assertiva.
Esse acompanhamento irá impactar diretamente em toda sua performance!
Quais são os principais desafios para gerenciar uma equipe de Manutenção?
São muitos detalhes que podem transformar a realidade da sua operação e elevar o nível do seu time operacional. Esteja sempre atento à sua equipe, pois os pontos abaixo podem ser a necessidade específica de algum membro.
-
- Organização – é fundamental que sua equipe seja organizada. Comece a mudança pelo exemplo, mostrando seu senso de organização e, após isso, comece a exigir o mesmo nível dos seus liderados. Todo processo de mudança começa no nível da liderança;
- Hábitos – bons hábitos mantém a cultura da sua área e influenciam a sua empresa. Faça uma análise nos costumes internos e progressivamente substitua hábitos nocivos que prejudicam seus resultados e integração da sua equipe;
- Conhecimento – sempre invista em conhecimento, tanto em novidades do seu mercado, como em desenvolvimento profissional e liderança. Um dos piores erros de líderes no atual mercado é a passividade, achar que o conhecimento que já possui é suficiente e que nunca precisa se adaptar ou adquirir novos conhecimentos. Por isso, invista em desenvolvimento e invista também no conhecimento da sua equipe;
- Execução – feito é melhor que bem feito, elimine pequenas tarefas de forma rápida e adote um sistema para controle das informações;
- Comunicação – é muito importante para toda equipe de alta performance ter uma comunicação clara, objetiva e assertiva. Na era da informação é fundamental entender que a forma que essa informação chega junto à empresa é chave para que os ruídos cessem e a necessidade seja atendida mais prontamente;
- Dedicação – A gestão precisa entender que a persistência é uma característica essencial em toda equipe. Persistir e entregar o seu melhor em todas as ocasiões faz com que os resultados sejam consequência;
- Percepção – Toda equipe precisa estar atenta a todo sinal de mudança, tanto interno quanto externamente. Perceber internamente como está a equipe e analisar o mercado externo para inovações é primordial.
Não existe equipe perfeita, mas com uma liderança forte que preza pelo desenvolvimento dos processos, avanços tecnológicos e capital humano, sua manutenção irá ter, dia após dia, maior desempenho e melhor entrega dos resultados.
Liderar e Liderar – o caminho da excelência
Quando abordamos sobre a Manutenção Industrial, o assunto se estende muito além do que apenas a execução prática da manutenção das máquinas e equipamentos.
As funções específicas exigidas pelas área eleva o nível de rigor e faz com que a necessidade de percepções aguçadas acerca do que engloba o processo de modo completo sejam exercidas diariamente.
Ter um poder para analisar e agir de forma estratégica, visando sempre melhorar o desempenho e otimização para a empresa. Isso passa diretamente pela maneira que lideramos.
Sendo assim, pelo seu grau de importância, é fundamental ter um crivo de análise elevada quanto aos papéis da liderança nesse setor.
Conclusão
Na Manutenção Industrial liderar é influenciar não apenas os processos, mas influenciar positivamente as pessoas, entender os estilos de liderança e adaptar com coerência a necessidade individual de cada membro da equipe, buscando sempre o melhor desempenho e crescimento de eficiência na produtividade e lucratividade da empresa.