Aceleração Industrial: Conheça as principais tendências da indústria para o futuro

A Indústria 4.0, conceito que está moldando o que se espera do setor industrial no futuro, conta com diversas tendências no mercado atual. A revolução tecnológica está tornando mais acessível o uso de serviços que antes estavam restritos às grandes empresas.

Isso cria a necessidade das empresas em se adaptarem ao que os clientes estão exigindo delas no momento.

Por isso, é muito importante estar atento às principais tendências da manutenção para o mercado, afinal, ninguém quer ser deixado para trás.

A boa notícia é que elas visam melhorar o funcionamento das empresas, promovendo economia de tempo, otimização de processos, entre outros benefícios. A revolução da Indústria está acontecendo e os gestores precisam estar atentos às mudanças.

Para conhecer as principais tendências para o ramo industrial, no cenário pós-pandêmico, não deixe de continuar a leitura!

Automação da Indústria

Uma das principais tendências da indústria é a automação de serviços, processo que vem acontecendo em diferentes nichos. O uso de novas tecnologias possibilitou a adaptação de diversas empresas, otimizando recursos.

A automação de serviços acaba aumentando a produção de uma empresa, afinal, as máquinas são responsáveis pela mão de obra. Em trabalhos que sejam perigosos, esse tipo de prática é ainda mais valorizada no mercado.

Isso porque, com o uso de máquinas, o risco de acidentes diminui, e a produção, dependendo do maquinário, pode aumentar. A automação na Indústria torna possível produzir mais material enquanto se usa uma quantidade mínima de recursos.

Essa tendência pode ser implementada de diferentes maneiras, seja ela na parte de equipamentos, hardwares ou softwares, influenciando nas empresas de diferentes maneiras. Além da produção, é possível ter muitos ganhos burocráticos com isso.

Isso porque a emissão de notas fiscais, por exemplo, pode ser automatizada, além da obtenção de outros tipos de documentos. Isso tudo torna o serviço dos gestores da empresa muito mais simples de ser realizado.

O grande objetivo da automação industrial é diminuir os riscos corridos pelos trabalhadores, porém, mantendo ou aumentando a produção. Além disso, tornar mais cômoda a realização de serviços também é algo a ser prestigiado.

Uso de energias renováveis

Entre as principais tendências pós-pandemia a serem notadas na Indústria, podemos falar sobre o uso de energias renováveis no mercado. Com a crise hídrica se intensificando, ficou evidente a necessidade de se apostar em métodos de produção mais saudáveis.

Por isso, a instalação de painéis solares, além de geradores de energia eólica, deve aumentar nos próximos anos. Essa prática, além de ajudar ao planeta, também beneficia de maneira bastante significativa as empresas que apostam nessas soluções.

Entre as principais vantagens de se utilizar energias renováveis para empresas, podemos citar os seguintes benefícios:

  • Dá maior autonomia no abastecimento energético para diversas empresas;
  • Na maior parte dos casos, energias renováveis são mais baratas;
  • A fonte é inesgotável, e com isso, seu empreendimento não corre risco de apagão;
  • Melhora a imagem da sua empresa em relação ao mercado.

Como podemos ver, do ponto de vista dos gestores, o uso de energias renováveis, além de ser uma tendência do mercado, também é vantajoso. Isso torna ainda mais interessante a adoção de sistemas que deem prioridade para o uso de energias verdes.

No entanto, existe um caminho longo a ser percorrido por todo o país nesse sentido. Isso porque, segundo o Balanço Energético Nacional, de 2021, apenas 8,8% da energia do nosso país é eólica, enquanto que a percentagem da energia solar é de apenas 1,66%.

A meta, para o início da próxima década, é fazer com que as energias renováveis representem, no mínimo, 45% do consumo nacional. E para isso, é necessária uma mudança no comportamento de toda a Indústria.

Justamente por conta dessa dependência da Indústria, esse movimento de naturalização das fontes de energia se tornou uma tendência para os próximos anos. O mundo todo está se movendo para mudar esse panorama, e no mercado industrial não seria diferente.

Segurança digital deve aumentar nos próximos anos

Outra tendência da Indústria 4.0 é o aumento na segurança das empresas, afinal, boa parte dos processos burocráticos, hoje, acontece na internet. Por isso, é muito importante garantir a segurança dos dados que são transmitidos em ambiente digital.

A cibersegurança promove a proteção das informações da empresa, além de resguardar contas bancárias, processos, entre outros dados importantes. Investir em segurança, hoje, é essencial para qualquer empresa que não quer registrar prejuízos.

A integração de sistemas com a internet, fruto da revolução tecnológica no setor, acaba trazendo benefícios práticos para o funcionamento das empresas. Como dissemos, a automação de serviços é fruto disso, o que otimiza os recursos da companhia.

Porém, o número de golpes aumenta a cada ano, e por isso, é sempre importante estar atento à segurança empresarial. Por isso, uma tendência forte para o período pós-pandemia é a de fortificação da segurança dos processos realizados na internet.

Em um cenário onde o uso da rede é cada vez mais comum em processos empresariais, é essencial que a segurança não seja deixada de lado. Por isso, a tendência, para os próximos anos, é de maior investimento em soluções voltadas para esse lado da Indústria.

Internet das Coisas também vai influenciar a Indústria

Como última tendência da Indústria 4.0 para o período pós-pandemia devemos citar a Internet das Coisas, também chamada de IoT, e que vem se mostrando cada vez mais importante. Hoje, é difícil encontrar uma grande empresa que já não invista nessa tecnologia.

É por meio dela que é possível promover a comunicação entre máquinas e outros equipamentos de gestão, sendo possível acompanhar a produção da empresa. Com isso, um funcionário não precisa verificar, pessoalmente, o funcionamento de tudo.

A Internet das Coisas avalia dados, gera relatório, e torna todas as empresas do ramo industrial mais produtivas e modernas. Tornar o dia a dia dos trabalhadores mais simples e proveitoso é o grande objetivo do desenvolvimento dessa tecnologia.

No mais, nosso artigo fica por aqui e esperamos que tenha entendido quais são os passos que o ramo industrial deve tomar nos próximos anos para continuar crescendo!

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
[contact-form-7 id="2676"]

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Indústria 4.0

O ITSS PM RUN é uma solução de controle de manutenção que otimiza a execução
de suas atividades de Manutenção, auxiliando aos gestores a possuírem maior
controle e produtividade de suas equipes de manutenção.

uma empresa do

Goiânia: 62 3434.0991