Com o avanço da tecnologia, ela se mostrou necessária em vários setores distintos, desde o industrial até outros mercados menores. Com isso, surgiu a Indústria 4.0, que tem gerado ferramentas inovadoras e de grande utilidade para um mundo cada vez mais digitalizado.
Mas, para entender a importância deste termo, é preciso maior aprofundamento nas inúmeras ferramentas criadas pela Indústria 4.0. O seu objetivo foi claro desde o início: revolucionar o mercado de forma única, dos os primeiros passos até o atendimento final de uma empresa.
Qual o impacto e a importância da Indústria 4.0 e das suas
ferramentas?
As várias tecnologias que surgiram através da Indústria 4.0 são usadas desde as pequenas empresas até as gigantes do mercado, que estão se interessando cada vez mais por fazer parte desse processo.
Assim, plataformas de gestão, inteligência artificial e a internet de todas as coisas se destacam entre as mais utilizadas e necessárias para o bom desenvolvimento dos negócios.
Diante de tantos equipamentos e tecnologias facilitadoras, os processos estão cada vez mais avançados e ligam o mundo digital com o mundo físico, favorecendo operações que antes eram feitas totalmente de forma manual e poderiam contar com erros que as máquinas excluem dos procedimentos.
Como parte da revolução iniciada pela Indústria 4.0, a plataforma SAP traz mais valor para o mercado através de todos os serviços ofertados pelo sistema, que tem como finalidade principal proporcionar a gestão empresarial para captar e armazenar as informações e dados.
Tecnologias inteligentes na Indústria 4.0
Dentro da Indústria 4.0 as tecnologias inteligentes assumem diversas formas ao longo dos processos realizados pelas empresas. Nesse caso, os sistemas que antes atuavam totalmente de forma manual e dependendo de ações humanas, agora são independentes e muito mais certeiros.
Grande parte das produções assumiu uma postura tecnológica e se tornou mais robotizada e automática, o que garante que a conclusão de todos os processos seja mais precisa e há a garantia de funcionalidades ilimitadas.
Isso, entretanto, não se aplica somente nas transformações tecnológicas voltadas para a parte robótica. Plataformas que utilizam o sistema SAP também são um grande exemplo das mudanças trazidas pela Indústria 4.0.
Estas plataformas proporcionam que as empresas adotem uma rede inteligente e que consiga controlar os seus processos diários de uma forma muito mais simplificada, ágil e sem erros. A tecnologia se mostra tão avançada que através dela é possível gerir negociações inteiras entre clientes e fornecedores.
A plataforma SAP age como um sistema inteiramente conectado, que tem como principal objetivo o crescimento da empresa, levando em consideração uma gestão e um controle muito maiores da mesma.
Portanto, como a plataforma pode desempenhar diversas funções, ela se divide em módulos. Alguns deles
são:
- SAP MM (Gestão de Materiais);
- SAP EWM (Gerenciamento Estendido de Depósito);
- SAP SD (Compras e Distribuição);
- SAP FI (Contabilidade Financeira);
- SAP PP (Planejamento e Controle da Produção);
- SAP HR (Recursos Humanos);
- SAP CO (Controladoria);
- SAP QM (Gestão da Qualidade);
- SAP PM (Manutenção de Planta);
- SAP RE (Gestão de Imobiliária);
Ao utilizar esse sistema, a empresa consegue ter uma visão muito mais ampla a respeito dos objetivos do negócio para seguir a diante com perspectivas renovadas e muito mais condizentes com os seus desejos.
A Indústria 4.0 e seus processos de automação
Em um cenário no qual a tecnologia tomou grande parte do mercado, a Indústria 4.0 tem fornecido ferramentas importantes e necessárias para que os processos das empresas sejam cada vez mais automatizados.
Essas ferramentas, por sua vez, são inteligentes o suficiente para identificar potenciais problemas antes mesmo que eles ocorram, o que se destaca muito porque os mesmos processos eram realizados manualmente, algo que culminava em erros impossíveis de prever.
Com sistemas tão inteligentes, a tomada decisões se tornou um processo muito menos doloroso e complicado. Devido ao auxílio dessas ferramentas fica quase impossível cometer um erro extremamente prejudicial ao negócio.
Assim, sistemas como a SAP se destacaram no mercado pela eficiência e pelo fornecimento de informações de grande valor. E não foi à toa que esta ferramenta se tornou um dos ERPs (Enterprise Resource Planning) mais populares atualmente no mercado.