fbpx

7 razões para você contratar uma solução de manutenção

O controle inteligente e efetivo da área de manutenção é fundamental para toda empresa. Independente do seu porte ou área de atuação, tendo em vista que suas instalações e equipamentos são alguns dos principais alicerces do empreendimento. E para isso é imprescindível que sua empresa busque por uma solução de manutenção. Mas para que tal nível de operação seja atingido, é fundamental que a empresa adote uma boa solução para área de manutenção, garantindo que tudo transcorra de acordo com o esperado e planejado. Pensando na relevância desse tema, trazemos para você este artigo com 7 razões para que você adote um aplicativo de manutenção na sua empresa.

Confira agora as vantagens de contratar uma solução de manutenção

1 – Ajuda no planejamento das manutenções

A manutenção nas empresas se divide em 3 abordagens:
  • Preditiva;
  • Preventiva;
  • Corretiva.
Embora cada uma delas tenha suas características e particularidades, há algo que todas compartilham, que é o planejamento da manutenção. Esse processo de planejamento é fundamental para o sucesso de toda a operação e embora seja possível realizar isso de forma manual, um software de manutenção disponibiliza todas as ferramentas necessárias para um planejamento correto e adequado para cada necessidade e momento vivenciado pela empresa.

2 – Evita as longas paradas das atividades

Uma empresa somente é capaz de gerar valor quando suas operações estão em pleno funcionamento, mas as longas manutenções podem afetar drasticamente esse processo. Ao adotar um aplicativo de manutenção, a sua empresa será capaz de se organizar de maneira adequada para que as manutenções sejam otimizadas e realizadas em um menor espaço de tempo que, em consequência, vai diminuir os impactos negativos sobre as operações e a geração de receitas.

3 – A solução de manutenção melhora a alocação de recursos

Toda manutenção envolve a alocação de recursos financeiros, físicos e humanos, o que nos leva a perceber que se não houve um prévio estudo da situação, pode ocorrer uma estimativa incorreta, acarretando problemas para todo o processo. Mas, ao utilizar uma boa solução de manutenção, será possível planejar de forma correta e assertiva a alocação de recursos, disponibilizando tudo na medida certa. O que vai proporcionar à empresa o uso inteligente dos seus recursos em cada manutenção realizada.

4 – Reduz os custos operacionais

Ter mais qualidade e reduzir os custos, essa é a fórmula do crescimento sustentável e consistente de todo empreendimento. No entanto, algumas atividades podem comprometer esse equilíbrio, como as manutenções em que os custos não são bem estimados. Ao adotar um software de manutenção, a sua empresa será capaz de estimar corretamente os custos que envolvem todas as atividades desse setor e, além disso, vai permitir reduzir tais custos que se manifestam na forma de desembolsos financeiros.

5 – Aumento da qualidade dos serviços

A manutenção não é um simples ato de “consertar coisas”, mas de garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente e atingindo o nível de produtividade e retorno esperado. Mas nem sempre é possível gerar qualidade nos serviços de manutenção, se não forem estabelecidas as métricas corretas e o acompanhamento dos indicadores de desempenho. Ao implantar um aplicativo de manutenção na sua empresa, será possível acompanhar os níveis de qualidade dos serviços da área. Comparar os indicadores de desempenho e, a partir daí, traçar novos processos e implantar um programa de melhoria contínua.

6 – Informações confiáveis concedidas pela solução de manutenção

Um setor de manutenção que deseja atuar de maneira efetiva deve estar baseado em dados e informações, afinal são esses elementos que vão direcionar todos os esforços da equipe, desde a fase do planejamento até a sua execução. Mas como gerir um alto volume de dados e informações? A resposta é simples: adotando uma solução de manutenção. Essa plataforma vai centralizar em um único lugar todos os dados da área, permitindo transformá-los em informações de relevância para a programação, execução e acompanhamento de todas as manutenções da sua empresa.

7 – Melhora a gestão do setor

Intenção sem gestão não gera bons resultados, afinal, somente a boa vontade e empenho sem o ordenamento e lógica se tornam um esforço em vão. Para que isso não aconteça no setor de manutenção da sua empresa, é fundamental que você implante um software que gerencie essa área. Com base nessa plataforma, será possível melhorar a gestão de forma cíclica e em todos os níveis das atividades de manutenção, além de munir os gestores e demais tomadores de decisão com as informações e ferramentas que são essenciais para uma gestão de alto nível no que tange todas as manutenções que o empreendimento demanda. Percebeu como um software de manutenção é indispensável para a sua empresa? Com ele, você será capaz de fazer mais, consumindo menos recursos, além de criar um ambiente de gestão avançada e baseada na qualidade total. Quer conhecer mais sobre as formas de otimizar sua área de manutenção? Então não deixe de ler: 10 ferramentas para otimizar a gestão da manutenção industrial.