A sigla PCM significa “Planejamento e Controle da Manutenção” e funciona como uma gestão da área de manutenção da empresa. Algumas informações são indispensáveis na hora de garantir a eficácia desse plano e nós vamos te contar quais são!
A estratégia conta com um conjunto de medidas que visam programar, preparar e verificar os números da manutenção. Dessa forma é possível adotar medidas para solucionar os problemas encontrados. O PCM possibilita a localização de erros no sistema de produção e também aumenta o desempenho das máquinas.
Importância do PCM
A adoção do PCM aumenta o desempenho e reduz os desperdícios na empresa. DEssa forma é possível otimizar a gestão da manutenção e prever possíveis erros, tornando mais prática a tomada de decisão quando algo inesperado ocorrer.
O PCM ajuda os responsáveis a entender como as máquinas trabalham, com isso é possível direcionar os recursos e a mão de obra de forrma estratégica.
Para saber como implantar de forma eficazo seu PCM, conheça agora as 5 informações indispensáveis no PCM:
1 – Dados
Um dos grandes erros das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, é deixar para resolvê-los quando aparecem.
No PCM, a documentação das falhas é uma peça fundamental na hora de solucionar os problemas e prevenir futuros defeitos no sistema.
Por isso é fundamental criar uma técnica para colher as informações sobre o funcionamento e manutenção dos equipamentos. E as ordens de serviço podem ajudar a monitorar essas informações já que através deste documento é possível analisar o andamento das máquinas, além de verificar:
- Erros;
- Peças defeituosas;
- Desempenho durante a produção;
- E alguns outros dados relevantes para o seu reparo.
2 – Cronograma
O cronograma só pode ser estabelecido a partir das informações coletadas sobre os equipamentos e a linha de produção, por isso cada detalhe é tão importante para estruturar um bom PCM. O calendário define o fluxo das atividades e orienta quais ações devem ser tomadas.
3 – Paradas
Para um bom aproveitamento de todo e maquinário e da equipe, é necessário programar paradas de reparação.
O PCM trabalha com paradas programadas, onde é possível diminuir os prejuízos de uma parada inesperada.
Nesta etapa, são escolhidas datas e períodos do dia que são viáveis para reparar as máquinas.
4 – Instrumentação
No PCM, a documentação das informações é fundamental para o seu bom desempenho. Para isso, é necessária a utilização de algumas ferramentas para medir a “saúde” das máquinas da empresa.
A instrumentação ajuda na medição da vibração, temperatura e outros fatores que podem indicar um problema no funcionamento do equipamento. Ou seja, é extremamente importante para entender as necessidades do maquinário.
5 – Planejamento de Recursos
Nesta etapa, os gestores conseguem estimar o investimento necessário na hora da reparação dos equipamentos. A partir das informações colhidas nas outras fases, é possível saber o quanto será gasto com:
- Peças;
- Óleo;
- Mão de obra;
- Material;
- E outras ferramentas necessárias.
O PCM atua na prevenção de grandes crises dentro da companhia e contribui para que os gestores possam ter maior controle sobre a linha de produção.
Com base nas informações fornecidas na primeira atribuição do PCM, é possível identificar quais equipamentos precisam de mais atenção, e quais os problemas recorrentes, que precisam ser vistoriados com maior frequência.
O plano de manutenção também ajuda os gestores a prever a deterioração dos equipamentos e prevenir erros no futuro.
Acompanhamento do PCM é crucial
Para que o PCM seja eficaz é preciso acompanhar cada etapa e analisar os indicadores de desempenho, isso irá garantir que o plano esteja de acordo com as demandas da empresa.
O acompanhamento auxilia os gestores a definirem os melhores planos para a corporação e também ajuda a destinar os recursos para as áreas com mais necessidade.
Com essas informações, já é possível entender a importância do PCM dentro de uma empresa. Quando bem aplicado esse plano traz inúmeras melhorias não só para o time de manutenção, mas para todo o negócio.
Ao contrário do que muitos pensam, é possível ser estratégico e inclusive gerar economia dentro a área. Quer saber se o seu plano de manutenção é realmente efetivo? Então não perca a oportunidade de aprender mais sobre no nosso próximo webinar, dia 31/03 às 20h!
Clique no link abaixo e se inscreva agora mesmo!