Infelizmente, muitas pessoas ainda veem a manutenção industrial com preconceito, como se a área só gerasse gastos. Mas é possível economizar nos processos e prolongar vida útil dos equipamentos quando se age da maneira certa. E foi por isso que fizemos esse post com 5 formas de reduzir os custos da manutenção industrial.
Como ter redução de custos da manutenção industrial
1. Planeje com antecedência
Planejamento é fundamental e deve ser feito sistematicamente. Nele você irá escolher os dias mais propícios para o trabalho e a ordem mais adequada dos equipamentos que deverão passar pela manutenção.
Estipule dias específicos e utilize avisos para deixar as equipes preparadas. Assim, os custos da manutenção serão planejados.
2. Pesquise por custos da manutenção
A segunda etapa para economizar na manutenção é a busca por um orçamento adequado. Ao pesquisar por custos da manutenção, você saberá qual o melhor caminho. E se uma pesquisa na internet por informações não for útil, converse com profissionais e empresas. É muito importante saber quais são as melhores práticas para ter uma estrutura de manutenção dentro da organização.
3. Prepare os funcionários
Colaboradores precisam participar ativamente do processo. Eles trabalham diretamente com equipamentos e costumam ser os que mais enfrentam problemas.
Além disso, os colaboradores conhecem as máquinas como ninguém e podem ajudar a manutenção a ser mais eficiente. Dessa forma, todos serão extremamente úteis para que o processo seja feito rápido e sem custos.
4. Defina as necessidades dos equipamentos
É ideal descrever todas as necessidades dos equipamentos, assim, você poderá ter uma noção dos custos da manutenção. Liste todas as prioridades, bem como os possíveis danos que podem sofrer.
No dia da manutenção, questione a respeito de cada um deles para poder elaborar um documento com os eventuais problemas. Esse arquivo será extremamente útil para que sejam elaborados novos planos de contingência.
5. Arquive todas as informações
Informações coletadas precisam estar arquivadas para elaborar estratégias futuras. Todas as informações que obtiver, seja dos profissionais da manutenção ou dos colaboradores, devem estar organizadas e arquivadas. Essas informações serão extremamente úteis para a redução de custos da manutenção no futuro.
O trabalho com a manutenção não acaba após as 5 etapas descritas aqui. Afinal, todas as informações coletadas serão usadas nas próximas manutenções. Então, observe as dicas a seguir.
Como criar um ambiente para a redução de custos da manutenção
Participe ativamente dos processos
Independentemente da sua função, se você é responsável pelo trabalho com a manutenção, você precisa estar ativo em cada etapa do processo. Isso irá gerar muito conhecimento fundamental sobre tudo.
Você conhecerá o ambiente de trabalho, bem como os equipamentos utilizados e terá alternativas diante de possíveis problemas.
Conheça os equipamentos profundamente
Conhecer cada equipamento é essencial. Você não precisa dominar todo o funcionamento e conhecer a estrutura da máquina, peça por peça. Basta que saiba como costuma funcionar a sua manutenção. Faça uma lista com todos os equipamentos e veja quais são os primordiais e os que costumam exigir manutenção mais frequente.
Chame colaboradores para participar
Em cada processo que envolve a manutenção, mesmo a criação da documentação ou dos planos de contingência é importantíssimo contar com a participação dos colaboradores. Assim, você treina as equipes para os possíveis problemas e situações do futuro.
Tenha um plano de contingência
Por fim, tenha um plano, ou vários, de contingência para os equipamentos. Assim, você não corre o risco de ser pego de surpresa quando ocorrer problemas. Plano de contingência facilita até a criação de um fundo de custo emergencial que fará com que você retome as atividades sem perdas.
Confira gerar ainda mais economia na sua equipe de manutenção?Então confira: Você sabe quais são os maiores desperdícios da manutenção e como evitá-los?